Vaticano: Enviado do Papa regressa a Kiev para entregar segunda ambulância e celebrar a Semana Santa

Oferta vai acontecer na Quinta-feira da Semana Santa pelo cardeal Konrad Krajewski

Cidade do Vaticano 09 abr 2022 (Ecclesia) – O Papa vai enviar, pela terceira vez, o cardeal Konrad Krajewski a Kiev, para onde parte na manhã de domingo, para entregar a segunda ambulância oferecida por Francisco e para celebrar a Semana Santa com os cristãos ucranianos.

“A oferta da ambulância, assim como o dia escolhido para a entrega, tem um grande valor simbólico: recorda o gesto de proximidade e serviço feito por Jesus durante a Última Ceia, na véspera da Sua Paixão, quando se envolveu numa toalha e lavou os pés dos seus discípulos”, indica um comunicado da Sala de Imprensa da Santa Sé enviado à Agência ECCLESIA.

Com a oferta desta ambulância, Francisco deseja “curvar-se perante os homens e mulheres da Ucrânia feridos pela guerra e dar testemunho da sua proximidade”.

Quando uma pessoa ferida, doente ou em dificuldade é levada para a ambulância, poderá sentir o abraço e o consolo do Papa, que quer lavar e beijar os pés daqueles irmãos e irmãs que sofrem a violência injusta”.

A oferta de uma ambulância “pertence aos gestos do ‘magistério do coração’ com o qual o Papa Francisco quer servir a Igreja, deixando-se guiar pelo Espírito Santo”.

O comunicado acrescente que este “não pretende ser um gesto isolado”, antes um “convite para que toda a Igreja entre na Semana Santa com a atitude de humildade e caridade de Cristo Senhor, pra que chegue à Páscoa totalmente renovada no Espírito”.

A Sala de Imprensa da Santa Sé acrescenta que o cardeal esmoler do Papa “viverá a Semana Santa na Ucrânia, encontrando-se com a população e celebrando o Tríduo da Páscoa para as comunidades cristãs”.

No final de março, o cardeal Konrad Krajewski entregou ao presidente da autarquia de Lviv uma ambulância oferecida pelo Papa, para servir um hospital pediátrico.

O esmoler chegou a Lviv dois dias depois de ter presidido em Fátima ao Ato de Consagração da humanidade, em particular a Rússia e a Ucrânia, ao Imaculado Coração de Maria, como representante do Papa e em ligação ao Vaticano.

PR

Partilhar:
Scroll to Top