Bragança-Miranda: Diocese desafia a fotografar «dinâmicas da Quaresma»

Secretariado das Comunicações Sociais promove iniciativa intitulada «Percursos/Dinâmicas da Quaresma»

Bragança, 20 fev 2024 (Ecclesia) – A Diocese de Bragança-Miranda, através do seu Secretariado das Comunicações Sociais, lançou o desafio fotográfico ‘Percursos/Dinâmicas da Quaresma’ e convida os diocesanos a fotografar as iniciativas nas suas paróquias e instituições, até 17 de março.

“No Advento-Natal, a diocese viveu uma dinâmica de caminho. Nessa altura lançámos o desafio de fotografar as coroas e percursos de Advento. Agora, a caminhada prossegue e sendo o ‘diálogo’ a palavra-chave até à Páscoa, desafiamos a que se fotografe o percurso, a dinâmica dominical, das paróquias e das instituições”, explica Irene Rodrigues, do Secretariado das Comunicações Sociais da Diocese de Bragança-Miranda.

Numa nota enviada hoje, 20 de fevereiro, à Agência ECCLESIA, o Secretariado diocesano das Comunicações Sociais informa que lançou a “primeira edição do desafio fotográfico” ‘Percursos/Dinâmicas da Quaresma’ e convida os diocesanos a enviar as suas fotografias digitais das suas paróquias e instituições para o email: comunicacao.diocesebm@gmail.com.

O secretariado explica que podem participar neste desafio quaresmal “todos os agentes pastorais” da Diocese de Bragança-Miranda, como as zeladoras, os sacristães, os acólitos, os consagrados, os seminaristas, os colaboradores de IPSS, as comunidades escolares, “todos os leigos em geral”, os sacerdotes e diáconos.

As fotografias, com um “breve texto” que identifique o local e a autoria, devem ser enviadas até ao quinto Domingo da Quaresma, que a Igreja Católica celebra, este ano, no dia 17 de março.

O Secretariado das Comunicações Sociais da Diocese de Bragança-Miranda informa ainda que todas as fotografias vão ser publicadas durante a Semana Santa 2024 (entre 24 e 30 de março), na página da diocese transmontana na rede social Facebook.

A Quaresma é um tempo litúrgico, de 40 dias (a contagem exclui os domingos), marcado por apelos ao jejum, partilha e penitência, que começa na Quarta-feira de Cinzas, este ano no dia 14 de fevereiro; serve de preparação para a Páscoa, a principal festa do calendário cristão, que se vai celebrar em 2024, no dia 31 de março.

Na Diocese de Bragança-Miranda a dinâmica para este tempo da Quaresma dá destaque à palavra ‘diálogo’, que é “uma atitude indispensável para o estilo sinodal da Igreja”.

CB/OC

Partilhar:
Scroll to Top