Bragança: Ascensão e Assunção são «mistérios distintos», mas «intimamente relacionados» – D. António Montes

Bispo emérito presidiu a celebração que marcou inauguração de cinco obras de art,e no Santuário da Senhora da Assunção

Foto – Francisco Pimparel

Bragança, 22 mai 2023 (Ecclesia) – O bispo emérito de Bragança-Miranda referiu, este domingo, na celebração no Santuário diocesano da Senhora da Assunção, em Vilas Boas, que a Ascensão e a Assunção são “dois mistérios distintos”, mas “intimamente relacionados”

“Este santuário, dedicado à Assunção de Nossa Senhora, celebra também com relevo a Ascensão do Senhor, não se trata de mera justaposição de duas datas do calendário litúrgico, uma do tempo pascal e a segunda em pleno verão. Ascensão e Assunção são dois mistérios distintos, mas intimamente relacionados”, disse D. António Montes, naquele santuário localizado no concelho de Vila Flor, Diocese de Bragança-Miranda.

Nesta celebração foram inauguradas cinco obras de arte com as quais “o espaço litúrgico desta cripta fica muito enriquecido: o altar, o ambão e a cadeira presidencial, da autoria da arquiteta Joana Delgado; o painel de Nossa Senhora da Assunção, do pintor Avelino Leite, e a escultura da Ascensão de Cristo, de Artur Moreira”, realçou o prelado.

“Graças ao talento destes mestres, as verdades da fé são aqui apresentadas com reconhecida qualidade, numa fecunda simbiose entre fé e arte”, acrescentou.

LFS

Partilhar:
Scroll to Top