Braga: Paróquia de Santa Maria de Duas Igrejas instituiu festa do beato Carlo Acutis

Paróquia em Vila Verde, que tem uma relíquia do beato, benzeu uma nova imagem do jovem italiano

Braga, 15 out 2024 (Ecclesia) – A Paróquia de Santa Maria de Duas Igrejas, em Vila Verde, na Arquidiocese de Braga, celebrou a festa do beato Carlo Acutis, este domingo, dia 13 de outubro, e introduziu esta data no calendário das celebrações paroquiais.

“A igreja de Duas Igrejas foi pequena para as largas centenas de devotos, oriundos de diversos pontos do país, que quiseram assistir à bênção de uma nova imagem do beato Carlo Acutis, mas sobretudo para marcar presença na primeira festa ao Beato Carlo Acutis realizada em Portugal”, explica a paróquia bracarense, num comunicado enviado à Agência ECCLESIA, esta terça-feira, 15 de outubro.

Segundo o programa festivo, na manhã deste domingo, na Eucaristia solene, presidida pelo arcebispo emérito de Braga, D. Jorge Ortiga, foi benzida uma nova imagem do beato Carlo Acutis “com uma nova relíquia encastrada”, e, durante a tarde, recitaram o Terço, sermão e a procissão pelas ruas de Duas Igrejas.

A Paróquia de Santa Maria de Duas Igrejas informa que a procissão dedicada a Carlo Acutis “invocou a vida e obra do jovem beato”, crianças e jovens levaram frases alusivas ao futuro santo, participaram crianças e jovens da catequese desta paróquia, como de “paróquias vizinhas”.

Crianças, jovens, alguns bebés e vários devotos, “muitos adultos”, participaram na procissão vestidos “à Carlo Acutis”, segundo o comunicado, com “polo vermelho, calças de ganga e ténis”.

Na procissão levaram mais dois andores, de São Francisco de Assis, “pela grande devoção que o Carlo Acutis tinha a este santo”, e o de Nossa Senhora de Fátima.

A Paróquia de Santa Maria de Duas Igrejas, em Vila Verde, na Arquidiocese de Braga, informa que no próximo ano, em 2025, vai celebrar a festa do Carlo Acutis no seu dia litúrgico, instituído pela Igreja Católica, a 12 de outubro, e espera que já seja “oficialmente chamado São Carlo Acutis”.

Em 2023, no dia 18 junho, a Paróquia de Santa Maria de Duas Igrejas entronizou a relíquia do beato Carlo Acutis, numa celebração que também foi presidida por D. Jorge Ortiga.

Foto: Paróquia de Santa Maria de Duas Igrejas

“Que esta relíquia, assim como as imagens dos santos, não seja apenas objetos nas igrejas. É preciso parar e olhar para a relíquia e pensar que ali está cabelo de um jovem que é beato porque a sua intercessão resultou em milagres, e ao olhar para a relíquia lembremos da vida santa que ele escolheu e viveu”, disse, na altura, o arcebispo emérito de Braga.

D. Jorge Ortiga, que tinha estado recentemente em Assis, na Itália, contou que viu um jovem como “muitos” dos que participavam naquela celebração: “De jeans, ténis, camisola de desporto, mas tinha uma particularidade, que além da paixão pelos computadores, era amante da Eucaristia, rezava o terço, ia à Missa diariamente e era amigo dos pobres”.

DR

O beato Carlo Acutis, jovem italiano que faleceu com 15 anos vítima de leucemia (1991-2006), é considerado como o “santo padroeiro da internet”, vai ser canonizado em “data a determinar”, após o Papa Francisco ter aprovado a publicação do decreto que reconhece um milagre atribuído à sua intercessão, no dia 23 de maio deste ano (2024).

Carlo Acutis nasceu em Londres, onde os seus pais estavam a trabalhar, e faleceu na cidade de Monza (Itália); a sua beatificação foi celebrada em outubro de 2020, em Assis, onde repousam os seus restos mortais, sendo considerado pelo Papa Francisco como um modelo de “santidade da porta ao lado”, na exortação apostólica pós-sinodal ‘Christus Vivit’ (Cristo Vive); o futuro santo foi um dos patronos da JMJ Lisboa 2023.

Para a canonização exige-se o reconhecimento de outro milagre atribuído à intercessão do beato; a canonização torna o culto público universal e o declara o novo santo como modelo de santidade para todos os católicos.

CB

Partilhar:
Scroll to Top