Braga: Exposição de fotografia apresenta «perspetiva europeia» da Semana Santa

Foto: Diário do Minho

Braga, 16 mar 2023 (Ecclesia) – O Largo do Paço da Arquidiocese de Braga acolhe até 15 de abril a exposição de fotografia ‘Semana Santa, uma perspetiva europeia’, que apresenta fotografias com algumas das principais celebrações no continente.

“Dar a conhecer a especificidade de cada uma das celebrações nas cidades que integram a rede, sobressaindo, as expressões em que essa fé se manifesta”, salientou o presidente da Comissão da Semana Santa de Braga, cónego Avelino Amorim, desta exposição, divulga a arquidiocese minhota, no seu sítio online.

A mostra ‘Semana Santa, uma perspetiva europeia’ apresenta tradições, algumas das principais celebrações, de 18 cidades da Europa que integram a Rede Europeia da Semana Santa, no Largo do Paço, em Braga.

“Esta exposição nasceu aqui em Braga, por iniciativa do Município, mas posso partilhar que todos as outras cidades já nos pediram para receber esta exposição, o que nos dá este sentido de comunhão e do percurso do trabalho que temos feito”, divulgou o cónego Avelino Amorim, lê-se no sítio online oficial da ‘Semana Santa de Braga’.

O presidente da Câmara Municipal de Braga realçou a “enorme riqueza” das comemorações da Semana Santa nessas cidades e a importância da exposição quanto “à valorização da internacionalização da Semana Santa”.

“Estando Braga integrada nesta Rede Europeia como um dos destinos naturais para milhares de fiéis, curiosos e visitantes”, assinalou Ricardo Rio, na sessão de inauguração.

Segundo o presidente da Comissão da Semana Santa de Braga, cónego Avelino Amorim, é muito importante que o Conselho da Europa reconheça o caráter cultural que une as cidades membros da Rede.

“Integrarmos esta rede é, para nós, um fator de grande valorização, e achamos que é também importante dar a conhecer aos bracarenses outras realidades de outros destinos, outros territórios que seguem essa tradição”, acrescentou o edil bracarense Ricardo Rio, lê-se no sítio online da Arquidiocese de Braga.

Aos jornalistas, o responsável político destacou “a colaboração estreita entre as cidades que pertencem à Rede”, e afirmou que reivindicam que “deve merecer o reconhecimento de um roteiro cultural à escala europeia”, referindo também o “significado enorme para o Turismo”, que tem “um impacto económico de largos milhões de euros”.

O fotógrafo Hugo Delgado, que é o curador da exposição ‘Semana Santa, uma perspetiva europeia’, reforçou a possibilidade da mostra tornar-se itinerante, referindo também “a visão especial” desta semana em Braga e o “sentimento que ela consegue transmitir”, divulga o sítio oficial da ‘Semana Santa de Braga’ na internet.

A Comissão da Quaresma e Solenidades da Semana Santa de Braga apresentou um “programa de excelência” que alia fé, cultura e dinamização local, acrescentando o contributo em três áreas: participação das gerações jovens, iniciativas de inclusão social e expressões contemporâneas de arte; este ano, as atividades começaram com a Missa de Quarta-feira de Cinzas, no dia 22 de fevereiro, na Sé daquela cidade.

CB/OC

 

Partilhar:
Scroll to Top