Braga: D. José Cordeiro convida comunidades católicas a encerramento conjunto do Congresso Eucarístico Nacional

Arcebispo primaz agradece esforço dos padres na celebração da Missa

Foto: Arquidiocese de Braga

Braga, 28 mar 2024 (Ecclesia) – O arcebispo de Braga pediu que as comunidades católicas celebrem, em conjunto, no final do próximo Congresso Eucarístico Nacional (CEN), que a arquidiocese vai receber de 31 de maio a 2 de junho.

“Na manhã do próximo dia 2 de junho teremos o encerramento do Congresso Eucarístico Nacional no Santuário do Sameiro. E seria belo fazermos uma experiência eucarística sinodal: que todos os presbíteros suspendessem a Eucaristia do Domingo de manhã nas suas paróquias e capelanias, de modo a participarem com os seus paroquianos nesta Eucaristia de encerramento”, indicou, no final da Missa Crismal a que presidiu na Catedral local.

D. José Cordeiro quis agradecer o “esforço desumano” que muitos padres fazem todos os domingos para que “o sacramento da Eucaristia seja celebrado nas várias comunidades”.

“Obrigado, caros presbíteros: só um ‘amor louco’ pela Eucaristia pode sustentar este esforço desumano que fazeis”, acrescentou, numa intervenção divulgada online.

A raridade da celebração deste mesmo Congresso Eucarístico, que no passado produziu tantos frutos espirituais na nossa Arquidiocese com marcas de santidade, é uma ocasião que não podemos desperdiçar”.

O arcebispo primaz destacou que não se pode “ter uma Igreja sem Eucaristia”.

“Uma das belezas das visitas pastorais é que, para conhecermos o estilo pastoral e espiritual de um pároco, não é preciso fazer muitas perguntas nem observar as suas obras, basta uma coisa: reparar no modo como ele celebra a Eucaristia”, acrescentou.

O presidente da Comissão Episcopal da Liturgia e Espiritualidade pediu que todos descubram a “riqueza” do Missal Romano.

Foto: Arquidiocese de Braga

“A Liturgia não é propriedade de alguns, mas um património de todos. Caso contrário, torna-se apenas mais um debate teológico, em vez de ser mais uma fonte de graça eucarística”, advertiu.

Na manhã de Quinta-feira Santa, os padres das várias dioceses do mundo reúnem-se em volta dos seus bispos, para a celebração da chamada Missa Crismal, em que renovam as promessas sacerdotais e são abençoados os óleos dos catecúmenos e dos enfermos e consagrado o óleo do crisma, utilizado na celebração de vários sacramentos.

OC

Braga: Homilia de D. José Cordeiro na Missa Crismal

 

 

Partilhar:
Scroll to Top