Braga: Contemplar o presépio implica trabalhar por um mundo mais solidário – D. Jorge Ortiga

Mensagem para o Advento do arcebispo de Braga

Braga, 03 dez 2016 (Ecclesia) – O arcebispo de Braga afirma na mensagem para o Advento que a contemplação do presépio implica responsabilizar-se pela construção de um “mundo mais solidário”, dando atenção ao “que ninguém quer ver” e intervindo “com denúncia e ação”.

D. Jorge Ortiga diz que a sua mensagem, divulgada esta sexta-feira pela página da internet diocesana, tem por o objetivo convidar a “contemplar a fé com e como Maria” no Advento e Natal, que é o “sentido mais profundo” do programa pastoral da Diocese de Braga para 2016/2017.

“Contemplar significa ver as situações que ninguém quer ver e intervir com denúncia e ação. Só assim o Natal será a festa de fraternidade universal. Com o silêncio da meditação, ouvimos os cânticos dos anjos louvando o Senhor e despertamos para os gritos, talvez silenciosos, de quem ainda espera um Salvador que lhe restitua a paz construída pelo nosso amor”, refere o arcebispo de Braga.

Para D. Jorge Ortiga, a comunicação social desmonta e desnuda toda a realidade”, mas esquece-se “de referir muitas situações que ofendem a dignidade humana”, ignorando “a miséria e o sofrimento oculto que ultrajam os pilares mais fundamentais de uma sociedade justa onde os direitos não são respeitados”.

“Contemplemos, por isso, o presépio e colhamos, sem hipocrisia, a responsabilidade, que Ele nos coloca nas mãos, de construirmos um mundo solidário que todos esperam e muitos necessitam”, indica o arcebispo de Braga.

PR

Partilhar:
Scroll to Top