Braga: «Causa da Terra é prioritária» – D. Jorge Ortiga

Arcebispo primaz inaugurou edição 2021 da «Nova Ágora», com conferências online

Braga, 06 mar 2021 (Ecclesia) – O arcebispo de Braga inaugurou esta sexta-feira a edição 2021 da ‘Nova Ágora’, um ciclo de conferências e debates, assinalando a importância da “ecologia integral” proposta pelo Papa.

“A causa da Terra é prioritária. Seremos capazes de passar dos bons propósitos a compromissos concretos?”, questionou D. Jorge Ortiga, na abertura dos trabalhos, com transmissão online.

O responsável católico sublinhou que o Papa “fala de uma ecologia integral a redescobrir e a interpretar”.

“Sugere uma conversão pessoal para chegar a hábitos concretos na vida de cada um, através de uma ecologia da vida quotidiana”, acrescentou.

A sexta edição da ‘Nova Ágora’ começou com uma conferência dedicada ao tema ‘A Agonia do Planeta: Exigência de uma Conversão Ecológica’.

A iniciativa contou com a presença de Bagão Félix, economista e antigo ministro das Finanças e da Segurança Social; Domingos Xavier Viegas, professor universitário e especialista em fogos florestais; Orfeu Bertolami, professor universitário; a moderação esteve a cargo de Isabel Varanda, docente da Universidade Católica Portuguesa.

Fernando Regateiro, Pedro Morgado e Miguel Oliveira, médicos e professores universitários são os convidados da segunda sessão (12 março) e vão falar sobre “Medicina e Saúde, à luz da Pandemia”.

O terceiro e último encontro deste ano acontece no dia 19 de março e tem como tema “Precariado: Novas explorações laborais”, com a presença de Ana Mendes Godinho, Ministra do Trabalho, da Solidariedade e da Segurança Social; Paulo Marques, professor e investigador; e Paulo Granjo, doutorado em Antropologia Social.

Todas as conferências serão transmitidas através das contas de Facebook e Youtube da Arquidiocese de Braga, pelas 21h00.

OC

https://www.facebook.com/arquidiocese.braga/videos/186794119535123

Partilhar:
Scroll to Top