Braga: Arcebispo reforçou pedido aos sacerdotes que celebrem «pelo povo, mas sem povo»

D. Jorge Ortiga anunciou carta pastoral para explicitar «como viver a Semana Santa e a Páscoa»

Foto: Lusa

Braga, 27 mar 2020 (Ecclesia) – O arcebispo de Braga reuniu-se com os arciprestes para uma comunhão de esforços na lutar contra a pandemia do novo coronavírus Covid-19, que se comprometeram a comunicar com os padres ou com os fiéis leigos e instituições, nomeadamente sociais.

“Sejam agentes de tranquilidade e suscitadores de responsabilidade e de esperança”, pediu D. Jorge Ortiga na reunião realizada por videoconferência, esta quinta-feira, informou hoje a arquidiocese.

Os responsáveis dos arciprestados (conjunto de paróquias) da diocese comprometeram-se a comunicar com os padres, ou com os fiéis leigos e instituições para informar das necessidades o arcebispo de Braga que “pediu especial atenção” às IPSS, lares de idosos e Unidades de Cuidados Continuados.

A celebração comunitárias das Missas com a presença de fiéis estão suspensas em Portugal, desde 13 de março.

D. Jorge Ortiga pediu que os sacerdotes celebrem “pelo povo, mas sem povo, sozinhos”, lembrando que podem tocar os sinos nas Trindades, enviar mensagens e outros “pequenos sinais que mostrem presença”.

Neste contexto, foi recordado que é preciso “cumprir escrupulosamente o determinado” pela Arquidiocese de Braga e pelas autoridades civis, e que o momento de oração dos funerais “deve ser feito exclusivamente no cemitério” e “evitar todas as concelebrações, exceto com os que se encontram na mesma casa”.

O Departamento Arquidiocesano para a Comunicação Social informa que o arcebispo primaz “anunciou” uma nova Carta Pastoral onde “explicitará como viver a Semana Santa e a Páscoa”, este ano no contexto das medidas preventivas da propagação do novo coronavírus.

A Congregação para o Culto Divino e a Disciplina dos Sacramentos (Santa Sé) emitiu um decerto sobre as celebrações da Semana Santa e do Tríduo Pascal, nos países afetados pela pandemia do Covid-19, no dia 20 de março.

CB/OC

Partilhar:
Scroll to Top