Braga: Arcebispo lembra São Geraldo e faz referência à crise habitacional

D. José Cordeiro presidiu à Missa na solenidade do padroeiro da cidade

Foto: Arquidiocese de Braga

Braga, 07 dez 2023 (Ecclesia) – O arcebispo de Braga presidiu esta terça-feira à Eucaristia da Solenidade de São Geraldo, padroeiro da cidadade, alertando para a crise habitacional que se vive na região.

“A partir da realidade que a Cáritas Arquidiocesana e outras instituições católicas e civis experimentam quotidianamente, a cidade de Braga depara-se com as consequências que a crise na habitação tem exercido sobre as pessoas e famílias em Portugal”, referiu, numa homilia, divulgada online, em que apelou à urgência “da audaz participação e colaboração de todos para criar inovadoras soluções para combater problema”.

D. José Cordeiro lembrou o milagre da fruta de São Geraldo que, segundo a história, estava muito doente numa época de frio e pediu que lhe trouxessem fruta, mas dadas as condições climatéricas as árvores não produziam o alimento, sendo que depois de alguma insistência provou-se o contrário: “As árvores apareceram com fruto”, explica o deão do Cabido da Sé de Braga, cónego José Paulo Abreu, em vídeo publicado pela Arquidiocese.

O arcebispo destacou a primazia pelos pobres presente na vida do padroeiro que “amava os humildes”, “resistia aos soberbos” e “frequentemente dava conforto aos pobres”, fazendo ligação com a atual conjuntura da cidade.

D. José Cordeiro revelou que, nesse sentido, no dia 16 de dezembro vai ser apresentada em Fafe “a equipa da Cáritas Arquidiocesana Jovem durante o lançamento da campanha 10 milhões de estrelas”.

“Na nossa cidade, numa cooperação recíproca entre a Igreja e a sociedade civil com as suas autoridades autárquicas, académicas, militares e forças de segurança, não faltem igualmente as pessoas de boa vontade e os voluntários, quais bons samaritanos da humanidade”, apelou.

Mais cedo, no mesmo dia, a Sé de Braga presenciou uma vez mais um teatro sobre o milagre da fruta protagonizado por crianças da escola EB1 da Sé, informa a Arquidiocese.

“Tivemos aí de manhã um milhar de crianças, uns aqui atrás, outros a assistir, todos contentes, felizes, a interpretar este milagre da fruta de São Geraldo que dá o colorido por sua vez a esta capela onde está sepultado”, explicou o cónego José Paulo Abreu.

“Em vez do adorno especial das plantas e das flores, temos fruta que aqui colocamos no mínimo tempo possível para não prejudicar a talha, mas recordando este insólito que é o milagre da fruta. E depois a este milagre da fruta associamos dois gestos: a oferta de alguma fruta ao arcebispo de Braga e a oferta de alguma fruta ao presidente da Câmara de Braga ou quem o represente para dizer da prosperidade que desejamos a todos”, concluiu.

LJ/OC

Braga: A história e a vida de São Geraldo contada num livro infantil

Partilhar:
Scroll to Top