Beja: «Rezareis pela primeira vez o Pai-nosso e comungareis o Corpo do Senhor», diz D. João Marcos a eleitos

Administrador apostólico da Diocese de Beja celebrou sacramentos de iniciação cristã, na Vigília Pascal, no Sábado Santo

Beja, 01 abr 2024 (Ecclesia) – O administrador apostólico de Beja presidiu, este sábado, à Vigília Pascal, na Sé diocesana, em que eleitos receberam os três sacramentos da Iniciação Cristã: o Batismo, a Confirmação e a Eucaristia.

“Hoje, depois de terdes sido adotados por Deus como Seus Filhos, rezareis pela primeira vez o Pai-nosso e comungareis o Corpo do Senhor. E isto acontecerá para vós hoje e na celebração da Páscoa em cada domingo e todas as vezes que participardes na celebração da Missa. E assim, sendo fiéis cristãos, vereis aparecer e crescer em vós, caros eleitos, os frutos da vida cristã, as mesmas obras de Cristo”, disse D. João Marcos, na homilia enviada à Agência ECCLESIA.

O administrador apostólico de Beja indicou que concluída a iniciação cristã, os novos cristãos precisam agora de caminhar, durante toda a vida, até atingirem a passagem com Cristo deste mundo para o Pai: “Esta caminhada é feita em Igreja, em comunidade, por cada um de vós”.

Na celebração, D. João Marcos explicou cada um dos sacramentos da iniciação cristã, antes de serem administrados.

“Na dimensão batismal, ou seja, no Sacramento do Batismo, estão o alicerce e as raízes da Vida Cristã”, começou por explicar.

“O Sacramento da Confirmação, pelo qual sereis repletos com os dons do Espírito Santo, confirmará em vós o testemunho de que sois filhos de Deus e Seus herdeiros. E o Santíssimo Sacramento da Eucaristia, é o Centro da Vida Cristã onde, domingo após domingo, podeis alimentar a esperança e receber a força do Espírito para amardes o próximo, com a mesma dimensão com que vos reconheceis amados pelo Senhor”, acrescentou.

D. João Marcos foi nomeado administrador apostólico da Diocese de Beja até à tomada de posse do novo bispo.

O Papa Francisco nomeou, no dia 21 de março de 2024, D. Fernando Paiva, até à data um dos vigários-gerais da Diocese de Setúbal, para a suceder no cargo.

LJ/OC

Partilhar:
Scroll to Top