Aveiro: Diocese realiza encontros do pré-seminário para jovens do 10.º ao 12.º ano

Cartaz: Pré-Seminário Aveiro

Aveiro, 30 nov 2024 (Ecclesia) – O Seminário da Diocese de Aveiro está a organizar um encontro do Pré-Seminário, para jovens do 10.º ao 12.º ano, “um espaço privilegiado” onde podem fazer a descoberta vocacional.

“Este é um espaço privilegiado onde os jovens podem fazer uma caminhada de descoberta vocacional num ambiente de comunidade e oração”, explica o Seminário de Aveiro, na divulgação deste encontro do Pré-Seminário.

“Seguir-te-ei para onde quer que fores”, do Evangelho de São Lucas, é o mote para esta iniciativa, destinada a jovens do 10º ao 12º ano, que se vai realizar no Seminário de Santa Joana Princesa, em Aveiro, a partir das 15h00 de hoje, até às 16h00 de domingo, dia 1 de dezembro.

A partir do programa deste encontro, o Seminário de Aveiro informa que os jovens vão poder viver momentos de convívio e desporto, fazer “novas amizades” e vida em comunidade, aproximarem-se de Jesus e da Bíblia, ter tempos de oração e discernimento vocacional, para além da descoberta do próprio seminário.

Do material que é necessário para este encontro do Pré-Seminário destaca-se o equipamento desportivo, “Bíblia, caderno e material de escrita” e uma “oferta livre e facultativa para o Seminário”.

Na nota divulgada pela Diocese de Aveiro, o Seminário diocesano informa que o grupo do Pré-Seminário reúne mensalmente e “proporciona aos jovens um caminho de discernimento vocacional num ambiente acolhedor e fraterno”, o convite de Jesus ‘Vem e vê’ “continua atual e desafiante para os nossos jovens.

O reitor do Seminário de Santa Joana Princesa, numa mensagem para a Semana dos Seminários 2024, celebrada no início de novembro (de 3 a 10), afirmou que a Diocese de Aveiro e esta casa de formação “têm confiança no futuro”.

“E continua a sonhar que todos, em Igreja, somos chamados a confiar que Deus caminha connosco, por isso, não devemos ter medo, porque Jesus desafia-nos hoje, a todos, a viver a alegria do Evangelho”, acrescentou o padre Pedro Barros.

Neste contexto, o bispo de Aveiro, explica que “o chamamento de Deus chega através de mediações humanas”, e a comunidade cristã é convidada a chamar.

“Todos e cada um dos seus membros são responsáveis pela promoção das diversas vocações eclesiais para a construção do Reino de Deus”, realça D. António Moiteiro.

Em 2025, o Pré-Seminário de Aveiro vai realizar novos encontros, aos fim-de semana com a mesma dinâmica, entre fevereiro e julho: 8 e 9 de fevereiro; 15 e 16 de março; 24 e 25 de maio, e nos dias 5 e 6 de julho, um encontro geral.

CB

Partilhar:
Scroll to Top