Aveiro: Cruz peregrina e ícone de Nossa Senhora vão ser transportados de comboio, numa «viagem inédita em Portugal»

Diocese quer viver «tempo novo», com a peregrinação dos símbolos da JMJ, a partir de 3 de março

Aveiro, 28 fev 2023 (Ecclesia) – O Comité Organizador Diocesano (COD) de Aveiro vai receber esta sexta-feira a nova etapa da peregrinação dos símbolos da Jornada Mundial da Juventude (JMJ), que começa com uma viagem de comboio, “inédita em Portugal”, desde Braga.

“O COD Aveiro espera ‘viver um tempo novo na Diocese’ e, para isso, desafiou-se a ‘ser e a fazer diferente’, lê-se numa nota enviada hoje à Agência ECCLESIA.

Neste contexto, o Comité Organizador Diocesano (COD) de Aveiro informa que, esta sexta-feira, com “dezenas de jovens”, vão viajar de comboio para a Arquidiocese de Braga onde vão receber a Cruz e o ícone de Nossa Senhora Salus Populi Romani.

Segundo o programa da passagem dos dois símbolos da JMJ, está previsto um encontro entre os jovens das duas dioceses, das 17h00 às 18h00, na Sé bracarense, seguindo Aveiro, pelas 18h15, fazendo o trajeto de comboio.

Em Aveiro, a cruz e ícone mariano vão ser recebidos com “poesia e criatividade” numa peregrinação desde o Largo da Estação de Comboios até à Sé, onde vão realizar a iniciativa diocesana ‘Noite com a Cruz’, uma oração de juventude, com a presença do bispo de Aveiro, D. António Moiteiro.

A organização explica que foi desenhado um caminho de “comprometimento com a sustentabilidade, de promoção do encontro e diálogo com os jovens e o desenvolvimento de um laboratório de sonhos para despertar o talento dos jovens nesta longa caminhada”.

O bispo de Aveiro, D. António Moiteiro, escreveu uma mensagem onde convoca os jovens para a peregrinação dos símbolos da JMJ na diocese.

O COD Aveiro convida “toda a comunidade aveirense” a participar nesta receção aos símbolos que “será um marco para a diocese”, a estar “em comunhão” com a Cruz e o ícone de Nossa Senhora Salus Populi Romani, que são “um sinal de esperança e fé em todos os locais por onde passam”, e presente nos “momentos mais importantes” desta peregrinação.

Segundo a organização, “com grande alegria e entusiasmo”, os dois símbolos da JMJ vão peregrinar pela diocese, a partir desta sexta-feira, dia 3 de março, passando pelos nove arciprestados e pelas 101 paróquias, até dia 2 de abril.

O COD Aveiro destaca que na preparação desta peregrinação estão envolvidos “mais de 800 voluntários de todos os arciprestados” e acredita que este é um “tempo de transformação da Igreja”.

A cruz e o Ícone de Nossa Senhora ‘Salus Populi Romani’ estão, neste momento a peregrinar na Arquidiocese de Braga, onde chegaram no dia 29 de janeiro.

As edições internacionais da JMJ são um acontecimento religioso e cultural que reúne centenas de milhares de jovens de todo o mundo, que este ano decorrem pela primeira vez em Portugal, de 1 a 6 de agosto, em Lisboa; na semana anterior realizam-se os ‘Dias nas Dioceses’, de 26 a 31 de julho, em 17 dioceses.

 

CB/OC

 

JMJ2023: Peregrinação dos símbolos em Aveiro vai ser inclusiva e sustentável

 

Partilhar:
Scroll to Top