Aveiro: Cáritas e escuteiros partilham «luz da paz» em celebração diocesana

Aveiro, 19 dez 2020 (Ecclesia) – A Cáritas Diocesana de Aveiro e a Junta Regional do Corpo Nacional de Escutas (CNE) vão promover ‘um gesto pela paz’ na partilha da ‘Luz da Paz de Belém’, este sábado às 10h00, na igreja do Carmo.

No sítio online da Diocese de Aveiro, a Cáritas Diocesana e a Junta Regional de Aveiro do CNE – escuteiros católicos – informam que “os preparativos, a vivência e celebração do Natal de Jesus” nesta Igreja local procuram ter “uma caminhada enriquecida” pela operação ‘10 Milhões de Estrelas – um gesto pela paz’ e pela partilha da ‘Luz da Paz de Belém’.

“Duas ações/campanhas com bastante relevância este ano na situação de crise em que nos encontramos tanto para a Cáritas como para o Corpo Nacional de Escutas”, explicam o padre Manuel Augusto Marques de Oliveira, assistente regional do CNE, e o diácono José Ferreira Alves, presidente da Cáritas Diocesana de Aveiro.

Na celebração diocesana deste sábado, 19 de dezembro, as duas organizações vão partilhar a ‘Luz da Paz de Belém’ pelas paróquias, pelos grupos Cáritas, as Sociedades São Vicente de Paulo (Vicentinos) e os agrupamentos de escuteiros.

“Tragam as vossas candeias para levar para as vossas comunidades e grupos e acender nas celebrações do dia de Natal parte desses ‘milhões de estrelas’ num gesto de empenho na construção da Paz”, acrescentam.

Por causa da pandemia Covid-19, a celebração tem um número limitado de participantes e vai ser transmitida online pela Diocese de Aveiro, os agrupamentos de escuteiros podem inscrever “3 pessoas – 1 porta bandeiras com a bandeira do agrupamento” – e os grupos paroquiais da Cáritas “2 elementos”.

“É nosso propósito tanto a vertente de solidariedade dos ‘10 Milhões de Estrelas – um gesto pela paz’, como da oportunidade educativa para o Escutismo através da partilha da ‘Luz da Paz de Belém’ – complementando e dilatando as possibilidades e capacidade espiritual e de cidadania destas duas organizações da Igreja Católica, assim como ajudando a sociedade a acolher a pessoa e mensagem de Jesus Cristo no momento em que se faz a memória da sua natividade”, desenvolve a nota divulgada pela Diocese de Aveiro.

A operação solidária ‘10 Milhões de Estrelas – um gesto pela paz’ é dinamizada pela Cáritas Portuguesa, desde 2002, com a venda de velas que revertem para projetos de ajuda nacional e internacional, e a ‘Luz da Paz de Belém’ é um programa que “o Escutismo tem desde 1986, e que é dinamizado pelo CNE em território nacional desde o início desta década”.

As velas em formato estrela da Cáritas já se encontram à venda desde novembro e a partilha nacional da ‘Luz da Paz de Belém’ começou este domingo, 13 de dezembro, numa Missa na Diocese de Vila Real.

CB/OC

Partilhar:
Scroll to Top