Angra: Santuários diocesanos querem aprofundar «papel primordial na vivência da oração»

Os cinco santuários diocesanos escolheram tema comum para ano pastoral do Evangelho de São Lucas

Angra do Heroísmo, Açores, 01 fev 2023 (Ecclesia) – Os reitores dos santuários da Diocese de Angra escolheram a oração como tema e prioridade para o ano pastoral, na reunião que realizaram esta quarta-feira, 31 de janeiro, com a presença do seu bispo, na Serreta (ilha Terceira).

“Os santuários terão um papel primordial na vivência da oração porque eles já são casas de oração, de adoração silenciosa e de consolação. Por isso, o que precisamos é de nos articular e propor esta vivência através de atividades específicas”, disse o padre Marco Martinho, o coordenador dos reitores dos santuários diocesanos de Angra, ao portal na internet ‘Igreja Açores’.

Os responsáveis pelos coordenadores dos santuários diocesanos nos Açores realizaram o seu quarto encontro, esta quarta-feira, dia 31 de janeiro, no Santuário de Nossa Senhora dos Milagres, na Serreta, na ilha Terceira.

Nesta reunião, com a participação do bispo de Angra, D. Armando Esteves Domingues, os reitores dos santuários escolheram a oração como tema e prioridade do ano pastoral a partir da frase “Senhor ensina-nos a rezar”, do Evangelho de Lucas (Lc11,1).

“Depois do apelo feito pelo Papa Francisco no Encontro Internacional de Reitores, em Roma, participaram 43 países, para que os santuários fossem verdadeiras casas de oração, na diocese não poderia ser diferente”, contextualizou o padre Marco Martinho.

Segundo o coordenador dos reitores dos cinco Santuários Diocesanos de Angra, têm de colocar as “equipas de pastoral a favorecer momentos de intimidade, de oração cuidada e aberta”, para que se promova o verdadeiro encontro com Deus”.

“Além dos momentos mais festivos, em que o santuário se enche, ao longo do ano são vários os peregrinos que ali se recolhem, promovendo uma dinâmica e um cuidado com a oração. Por isso, é importante promovermos um encontro entre Deus e os peregrinos”, desenvolveu o padre Marco Martinho, reitor do Santuário do Senhor Bom Jesus Milagroso, na ilha do Pico.

A Diocese de Angra tem cinco santuários diocesanos, três cristológicos e dois marianos, o mote da festa deste ano será inspirado na passagem do Evangelho de Lucas, que apresenta um diálogo entre os discípulos e o mestre a propósito da oração.

Os santuários estão em diversas ilhas do arquipélago dos Açores: São Miguel, Santuário do Senhor Santo Cristo dos Milagres, em Ponta Delgada; do Pico, Santuário do Senhor Bom Jesus Milagroso, em São Mateus; São Jorge, Santuário do Senhor Santo Cristo da Caldeira, na Fajã do Santo Cristo; e na ilha Terceira, os santuários marianos de Nossa Senhora da Conceição e Nossa Senhora dos Milagres, informa o sítio online diocesano ‘Igreja Açores’.

CB

 

Partilhar:
Scroll to Top