Angra: Caminhada para o Advento e Natal é inspirada no sinal da estrela

Angra do Heroísmo, Açores, 16 nov 2023 (Ecclesia) – O Serviço Diocesano para a Evangelização, Catequese e Missões de Angra propõe uma Caminhada para os tempos litúrgicos do Advento e do Natal inspirada no sinal da Estrela.

“A Estrela vai-se construindo, celebração e celebração. Com ela também se há de ir construindo o nosso interior, para uma celebração mais luminosa, interiormente, do Mistério do Natal do Senhor”, explica o Serviço Diocesano para a Evangelização, Catequese e Missões, na apresentação da campanha.

O Serviço Diocesano, na Caminhada ‘Guiados por uma Estrela!’ para o tempo do Advento e Natal publicada online, assinala que a “estrela tem um múltiplo significado”, no plano espiritual e no plano humano, destacando o significado da “busca da perfeição ou a presença da perfeição”, e símbolo da proteção, da esperança e do divino.

“Celebrar o Natal, tendo presente este simbolismo é termos presente o grande Sinal de Deus, Jesus Cristo, refletindo e meditando na sua Palavra como transportadora e presença da Boa-Nova, revelada em Jesus Cristo, o «Deus-connosco»”, acrescenta.

A Igreja Católica vai celebrar os tempos do Advento e do Natal, entre 3 de dezembro e 8 de janeiro de 2024, e para cada uma destas semanas a caminhada da Diocese de Angra propõe um verbo – Advento: vigiar; converter; testemunhar; acolher; Natal: alegrar; Epifania: oferecer -, uma citação bíblica, uma reflexão e um desafio.

“Os verbos de cada dia da Caminhada, inspirados na Liturgia da Palavra, procuram desafiar a gestos concretos, que irão fazendo irradiar a luz do Senhor nas comunidades, nestes tempos de tanta escuridão e incerteza”, refere o Serviço Diocesano para a Evangelização, Catequese e Missões de Angra.

Esta Caminhada para o Advento e Natal na Diocese de Angra é uma proposta do Serviço Diocesano para a Evangelização, Catequese e Missões realizada entre a sede em Angra e a delegação deste serviço, em São Miguel.

A Igreja Católica assinala o início de um novo ano no seu calendário litúrgico, que começa com o chamado tempo do Advento, este ano a 3 de dezembro, compreendendo os quatro domingos anteriores ao Natal.

CB/OC

Partilhar:
Scroll to Top