Angra: Bispo incentiva a Semana de oração pelas vocações «aproveitada prioritariamente» na família

«Aceitemos o convite que Jesus nos lança a todos» – D. João Lavrador

Angra do Heroísmo, Açores, 22 abr 2020 (Ecclesia) – O bispo de Angra pede a Semana das Vocações 2020 “seja aproveitada prioritariamente na família”, num ano em que se celebra esta data num “contexto de tribulação”, e incentiva que se aceite “o convite que Jesus lança a todos”.

“Aceitemos o convite que Jesus nos lança a todos e cada um para segurarmos a nossa vida na Sua Vida, tendo a coragem de colocar a nossa mão na Sua mão”, escreve D. João Lavrador, num documento publicado online.

Na mensagem para o Dia Mundial de Oração pelas Vocações 2020, o bispo da diocese açoriana pede à sua diocese que esta semana de oração pelas vocações seja “aproveitada prioritariamente na família” para orar, dialogar e “despertar em cada criança e jovem o valor de seguir o chamamento de Jesus Cristo”.

D. João Lavrador explica que se está a “iniciar um tempo novo, em todas as dimensões da vida pessoal e social”, que certamente colocará cada um “mais perto de Jesus de Nazaré e mais despertos para escutar o Seu apelo amoroso a segui-Lo”.

A Igreja Católica vai celebrar a partir deste domingo, de 26 de abril a 3 de maio, a Semana de Oração pelas Vocações Consagradas, este ano “em contexto de tribulação”, por causa da pandemia de Covid-19, “no qual sobressaem muitos medos, perplexidades e dúvidas sobre o futuro”.

“Saibamos iluminar este tempo com a Sabedoria do Evangelho e aproveitar o silêncio, o recolhimento e a interioridade para nos colocarmos junto de Jesus de Nazaré, o Amigo permanente dos jovens, para nos deixarmos conduzir por Ele”, acrescenta D. João Lavrador.

O bispo diocesano convida os catequistas a “contactarem com os seus catequizados, crianças e jovens” para ajudar a refletir sobre “o seu itinerário vocacional” e exorta aos jovens, pessoalmente ou em grupo, a “aprofundarem o chamamento que Jesus Cristo dirige a cada um, no amor e com o desejo de felicidade plena que só Ele poderá oferecer”.

Aos sacerdotes, consagrados(as) e leigos empenhados na vida da Igreja, D. João Lavrador solicita que “testemunhem com alegria a sua vocação em louvor ao Senhor que acompanha sempre a missão de quem envia”.

A Comissão Episcopal das Vocações e Ministérios, da Conferência Episcopal Portuguesa, publicou, online, um conjunto de subsídios para ajudar na celebração desta semana, a partir da mensagem ‘As palavras da vocação’ do Papa Francisco para Dia Mundial das Vocações 2020, onde reflete sobre quatro palavras-chave: “Gratidão, coragem, tribulação e louvor”.

O sítio online ‘Igreja Açores’, da Diocese de Angra, informa que os 23 alunos do seminário já recomeçaram os trabalhos e estão a ter aulas à distância.

“Embora limitados porque os alunos estão com as suas famílias nas diversas ilhas, procuramos orientar o estudo. Em geral, os professores orientam temas de estudo pessoal e a elaboração de trabalhos para avaliação”, explicou o reitor do Seminário Episcopal de Angra.

O padre Hélder Miranda Alexandre assinalou que nas aulas “em direto” é possível esclarecer questões e fazer exposição de matéria, e possível realizar provas de avaliação, “até tem sido possível realizar aulas em direto de educação física, dentro de limites”, a direção espiritual “é mais difícil, porque se deve ter muito cuidado com aquilo que possa colocar em causa o segredo do foro interno”, e muitos seminaristas “têm acompanhado os párocos nos atos litúrgicos, respeitando as normas de saúde”.

“Ainda temos esperança de nos reencontrarmos até ao final do ano académico, mas subsistem várias incógnitas, como os exames e mesmo as ordenações programadas para o final do ano”, disse o reitor do Seminário Episcopal de Angra.

CB/OC

 

Partilhar:
Scroll to Top