Algarve: Jornada Diocesana da Juventude foi adiada para março de 2022

Por causa da pandemia, e o encontro do bispo com os jovens foi agendado para 26 de março

Faro, 19 nov 2021 (Ecclesia) – O Setor Diocesano da Pastoral Juvenil do Algarve (SDPJ) adiou a Jornada Diocesana da Juventude (JDJ), que ia realizar este domingo, para o dia 26 de março de 2022 por causa da “rápida evolução da pandemia” Covid-19 na região.

“A situação que vivemos atualmente não nos permite regressar à normalidade de um evento desta natureza, que envolve sempre a participação de centenas de jovens”, explica em informação divulgada pelo jornal diocesano ‘Folha do Domingo’.

O Setor da Pastoral Juvenil da Diocese do Algarve informa que decidiu adiar a JDJ 2021 para o dia 26 de março de 2022, por causa da “rápida evolução da pandemia provocada pelo SARS-CoV-2” na região, com o aconselhamento das autoridades de saúde, civis e do bispo diocesano, D. Manuel Quintas.

O SDPJ acrescenta que foram feitos “todos os esforços” por parte da equipa e todas as hipóteses analisadas, mas para garantirem uma boa Jornada Diocesana da Juventude, com pessoas de diferentes pontos da diocese, sentiram que não existiam “as condições necessárias sem comprometer e pôr em causa a segurança de todos”.

“Ficámos imensamente felizes ao percebermos que mais de 400 jovens responderam ao nosso apelo, querendo celebrar connosco este dia especial. Sempre acreditámos que a adesão da vossa parte iria ser forte, mas, ainda assim, ficámos surpreendidos. E, por esse motivo, só vos temos a agradecer”, refere a organização.

Segundo o Setor Diocesano da Pastoral Juvenil, o bispo do Algarve incentiva a viver o Dia Mundial da Juventude “em formato paroquial”, e cada grupo é convidado a refletir sobre a mensagem do Papa e a celebrar “uma eucaristia jovem na paróquia”.

Na Diocese do Algarve, a Jornada da Juventude Católica, antes de ser adiada para março de 2022, já tinha sido reduzida de três dias (19, 20 e 21 de novembro) apenas para um, este sábado, por causa da pandemia Covid-19, informa o jornal ‘Folha do Domingo’.

Além do Dia Mundial da Juventude, celebrado a nível diocesano, a Igreja promove edições internacionais destas jornadas, cuja próxima etapa acontece em Lisboa, de 1 a 6 de agosto de 2023, com o tema “Maria levantou-se e partiu apressadamente” (Lc 1, 39).

CB/OC

 

https://agencia.ecclesia.pt/portal/jmj-papa-convida-jovens-a-peregrinacao-espiritual-ate-lisboa-2023-depois-da-experiencia-da-pandemia/

Partilhar:
Scroll to Top