Algarve: Diocese apresenta Programa Pastoral 2023/2024

Foto Jornal Folha do Domingo

Faro, 05 out 2023 (Ecclesia) – A Diocese do Algarve apresenta hoje o Programa Pastoral 2023/2024, o terceiro e último ano do Triénio Pastoral “Renovar pela transformação do Espírito (Ef 4,23)”, numa Assembleia Diocesana, a partir das 09h30, em Quarteira.

A Diocese do Algarve informou que este encontro tem como destinatários os sacerdotes, diáconos, religiosos, membros das equipas de departamentos, secretariados e setores dos serviços diocesanos, os responsáveis de movimentos e associações e dos Conselhos Pastorais Paroquiais, no salão paroquial da igreja de São Pedro do Mar, em Quarteira.

Para além da apresentação do Programa Pastoral 2023/2024, intitulado ‘Com todos, renovar pela transformação do Espírito’, do programa desta assembleia diocesana destaca-se a participação do padre Sérgio Leal, especialista em sinodalidade; o sacerdote da Diocese do Porto vai apresentar a conferência ‘Sinodalidade e a Corresponsabilidade Pastoral’.

A Diocese do Algarve vai viver este terceiro e último ano do Triénio Pastoral “Renovar pela transformação do Espírito (Ef 4,23)”, iniciado em 2021.

No ano pastoral 2022/2023, a diocese algarvia centrou a sua atenção nos jovens no contexto da edição internacional da Jornada Mundial da Juventude (JMJ) 2023, que se realizou em Lisboa, e, agora, pretende “com eles, alargar esta consciência ativa de que esta necessária renovação só é possível com todos”.

“A minha grande preocupação é que agora, como diocese, criemos as condições, com a vossa ajuda e apoio, para integrar os jovens nas nossas paróquias para que este movimento criado pela JMJ, seja aqui, seja em Lisboa, dê frutos. E os frutos é a vossa integração positiva e enriquecedora nas nossas comunidades paroquiais”, disse o bispo do Algarve, a cerca de 140 jovens e 40 animadores da diocese que participaram na JMJ Lisboa 2023.

No encontro realizado no dia 23 de setembro, também no complexo paroquial de São Pedro do Mar, em Quarteira, D. Manuel Quintas acrescentou que “os jovens fazem falta”, e espera que, como fruto da JMJ, as comunidades, com eles, “se sintam mais jovens, mais rejuvenescidas, mais completas”, divulga o jornal diocesano.

Da Diocese do Algarve participaram na JMJ Lisboa quase 1000 peregrinos inscritos pelo Comité Organizador Diocesano (COD), para além dos que se inscreveram diretamente no encontro através de institutos e congregações e movimentos eclesiais.

O ‘Folha do Domingo’ informa ainda que as paróquias, movimentos, comunidades de vida consagrada, entre outras realidades eclesiais, deve informar o número de participantes da Assembleia Diocesana até esta terça-feira, dia 3 de outubro, para o endereço de email dos Serviços de Pastoral (servicosdepastoral@diocese-algarve.pt).

CB

Partilhar:
Scroll to Top