Algarve: Bispo e diocese viveram «um dia feliz» com ordenação de um novo sacerdote

«Abri o vosso coração e a vossa vida a Cristo! Não tenhais medo dos seus apelos», pediu D. Manuel Quintas aos jovens

Faro, 14 nov 2023 (Ecclesia) – O bispo do Algarve presidiu este domingo à ordenação de um novo sacerdote para a diocese, “um dia feliz”, que “significa a confirmação de que Deus Pai continua a distribuir os seus dons”, e incentivou os jovens a não recusarem “desafios e os sonhos”.

“Damos graças a Deus, contigo e por ti, pelo chamamento que Ele te fez, numa idade em que começamos a não estranhar que possa acontecer; damos graças a Deus pelo acolhimento que o seu convite encontrou no teu coração e na tua vida; pelo testemunho do povo cristão e a aprovação daqueles que te apresentaram para seres ordenado presbítero”, disse D. Manuel Quintas, lê-se no jornal diocesano ‘Folha do Domingo’.

O bispo do Algarve, na homilia da ordenação de um novo sacerdote, continuou a dar “graças a Deus” por Getúlio Bica se dispor a “acolher, com plena adesão e generosidade”, o dom que ia ser conferido “pela ação do Espírito, pela imposição das mãos, a que se associam todos os presbíteros presentes, bem como à oração desta assembleia”.

Getúlio Bica, de 44 anos, foi ordenado pelo bispo do Algarve na Sé em Faro, numa celebração diocesana inserida na Semana de Oração pelos Seminários (2023).

Segundo o bispo do Algarve, a celebração de uma ordenação presbiteral é “motivo de alegria e de ação de graças”, “um dia feliz na vida de um bispo, mas também de uma Igreja diocesana”, sobretudo, na vida daquele que se decide a acolher e a seguir “o caminho a que Deus o chama”.

“Uma ordenação significa sempre a confirmação de que Deus Pai, pela ação do Espírito, continua a distribuir os seus dons; graças ao sacramento da Ordem, que a missão confiada por Cristo aos apóstolos continua a ser exercida pela Igreja”, explicou.

D. Manuel Quintas pediu aos jovens que abram “o coração e a vida a Cristo”, que não tenham “medo dos seus apelos”, os desafios e os sonhos que “Ele semeia no coração”, nem se perca na diocese “o rico património espiritual e missionário”, que deixou a edição internacional da Jornada Mundial da Juventude em Portugal, realizada de 1 a 6 de agosto em Lisboa.

“Contamos todos convosco para que nada se perca, entre nós, do rico património espiritual e missionário, que nos deixou a JMJ, património que vos inclui e com o qual sois chamados a enriquecer as vossas comunidades e toda a nossa Igreja diocesana”, acrescentou, lê-se no jornal ‘Folha do Domingo’.

O bispo do Algarve alertou também para “uma vida cristã, e mesmo presbiteral, insípida e estéril”, citando o Papa Francisco na exortação apostólica ‘Evangelii Gaudium’ (A Alegria do Evangelho),

O padre Getúlio Bica vai celebrar a sua ‘Missa Nova’ este domingo, dia 19 de novembro, às 16h00, na igreja de Ferreiras.

CB/OC

Partilhar:
Scroll to Top