Algarve: Bispo diocesano afirma que futuro da Igreja passa pela «coragem» da vida sinodal»

D. Manuel Quintas ouviu testemunhos e presidiu ao Dia da Igreja Diocesana, onde abençoou o grupo algarvio que vai à Jornada Mundial da Criança, com o Papa Francisco

Loulé, 21 mai 2024 (Ecclesia) – O bispo do Algarve pediu às comunidades católicas que ajudem a construir uma Igreja “eucarística, fraterna, sinodal, samaritana e missionária”, falando no Dia da Igreja Diocesana, que festejou o encerramento do Programa Pastoral do triénio, em Loulé.

“O futuro da Igreja, da nossa diocese, de cada uma das nossas paróquias passa seguramente pela coragem em assumirmos todos o compromisso de uma autêntica vida sinodal, traduzida na forma e no estilo concreto de sermos Igreja; o dinamismo da escuta mútua, do discernimento e da decisão em processo sinodal não podem ser mitigados ou mesmo ignorados”, disse D. Manuel Quintas, na homilia da celebração desde sábado, divulga o jornal diocesano ‘Folha do Domingo’.

O responsável católico afirmou que a sinodalidade não é “um assunto encerrado”, deve ser entendida e aplicada “à vida pastoral como marca e condição itinerante e peregrinante da vida da própria Igreja”, e incentivou a diocese a ajudar a construir uma Igreja “eucarística, fraterna, sinodal, samaritana e missionária, reconhecendo todos a exigência que cada um destes atributos”.

D. Manuel Quintas salientou, na homilia da Eucaristia, que “é, sobretudo, Cristo” que conta com eles para ser em cada um “sinal e fonte de salvação para o mundo que vive aqui no Algarve”, pedindo, “na conclusão de um triénio pastoral”, reflexão sobre que Igreja são e sobre que Igreja são “chamados a ser, abertos à ação do Espírito, conduzidos pelo atual sucessor de Pedro, o Papa Francisco”.

A Diocese do Algarve celebrou o Dia da Igreja Diocesana 2024, assinalando o encerramento do Programa Pastoral do último triénio, no âmbito da solenidade do Pentecostes, no Parque Municipal de Loulé, e com atividades em vários pontos da cidade.

“Depois de sete anos, finalmente e felizmente, podemos encontrar-nos outra vez para celebrar a realidade de nos sentirmos e sermos Igreja diocesana no Algarve; um tempo para celebrarmos com alegria, o facto de pertencermos à mesma Igreja diocesana. Isto deve ser motivo de alegria para todos nós”, salientou o bispo diocesano, no início do encontro.

O programa do Dia da Igreja Diocesana do Algarve, baseado nas “metas” do triénio pastoral 2021-2024, contou com diversas atividades setoriais, antes da Missa: As crianças, catequizandos do 1º ao 6º ano, e os adolescentes, do 7º ao 9º ano da catequese, concentraram-se na zona norte do Parque de Loulé.

O Setor Diocesano de Pastoral da Juventude do Algarve organizou uma atividade que levou os jovens pela cidade a percorrerem quatro postos: “Espiritualidade” (adoração eucarística), “Sinodalidade e Diocese” (quizz digital), “Caridade e Evangelização” (trabalhos manuais) e “Mundo Digital” (recriação do que aconteceu aos apóstolos no Dia de Pentecostes e partilha nas redes sociais).

Os adultos tiveram uma tarde de partilha de testemunhos – de uma família; de uma consagrada; um jovem; um casal e um sacerdote – sobre o caminho realizado ao longo do último triénio pastoral, em diferentes realidades, no âmbito da JMJ Lisboa 2023, o caminho sinodal, a renovação eclesial e das comunidades.

No final da Missa que encerrou o Dia da Igreja Diocesana do Algarve, D. Manuel Quintas abençoou e enviou o grupo da diocese que vai participar na I Jornada Mundial das Crianças, iniciativa convocada pelo Papa Francisco que vai reunir delegações de mais de 100 países, este sábado e domingo, dias 25 e 26 de maio, em Roma e no Vaticano.

O grupo da Diocese do Algarve é constituído por 16 crianças dos 10 aos 12 anos – do 5º ao 7º ano de catequese da comunidade de São Paulo, no Patacão, da Paróquia de São Pedro de Faro, que participam na Jornada das Crianças com 12 adultos, seis catequistas e por seis pais; o bispo diocesano também vai participar neste encontro mundial, por se encontrar em Roma, no âmbito da visita Ad Limina que termina na sexta-feira, 24 de maio, informa o jornal ‘Folha do Domingo.

CB/OC

Partilhar:
Scroll to Top