Algarve: Alunos de Educação Moral e Religiosa Católica doaram «quase uma tonelada de alimentos» para famílias necessitadas

«Acabaram de fazer muitos meninos e meninas felizes com a entrega dos alimentos» – Presidente da Cáritas Diocesana do Algarve

Tavira, 26 abr 2023 (Ecclesia) – A Diocese do Algarve realizou um encontro para os alunos da disciplina de Educação Moral e Religiosa Católica (EMRC) que frequentam o 1º, 2º e 3º ciclos, que “doaram quase uma tonelada de alimentos”, nos dias 19 e 20 de abril, em Tavira.

“Estou muito satisfeito porque vocês acabaram de fazer muitos meninos e meninas felizes com a entrega dos alimentos. Há muitos meninos e muitas meninas que não têm o que comer e vocês contribuíram para diminuir o sofrimento dessas crianças”, disse o presidente da Cáritas Diocesana do Algarve, divulga o jornal ‘Folha do Domingo’.

O jornal da Diocese do Algarve informa que participaram 2557 alunos, do 1º, 2º e 3º ciclos, neste encontro de EMRC  que “doaram quase uma tonelada de bens alimentares não perecíveis” para famílias que são apoiadas pela Cáritas.

“Quero agradecer muito aos professores que fizeram um trabalho muito bom na sensibilização dos alunos e a todas as pessoas envolvidas nesta grande iniciativa”, acrescentou o presidente da Cáritas Diocesana Carlos Oliveira.

O Secretariado da Pastoral Escolar da Diocese do Algarve foi o responsável pelo encontro da disciplina de Educação Moral e Religiosa Católica, nos dias 19 e 20 de abril: No primeiro dia participaram 580 alunos do 1º ciclo e, no segundo dia, mobilizaram 1977 estudantes do 2º e 3º ciclos de ensino.

O padre Pedro Manuel, assistente deste secretariado, manifestou “profunda gratidão e reconhecimento” aos professores de EMRC pelo “estupendo trabalho que fazem, apesar de tudo e em tantas circunstâncias, nem sempre tão fáceis”.

Este encontro diocesano realizou-se no Parque de Feiras e Exposições de Tavira, o vice-presidente da Câmara de Tavira, Eurico Palma, afirmou ser “uma alegria” receber os alunos e agradeceu à Diocese do Algarve por ter organizado esta iniciativa no concelho, uma ideia reforçada pelo pároco de Tavira, o padre Miguel Neto.

A réplica da cruz peregrina da Jornada Mundial da Juventude da Diocese do Algarve também esteve presente no encontro onde os alunos realizaram atividades lúdicas com insufláveis, desportivas e de destreza, informa o jornal ‘Folha do Domingo’.

Do programa destaca-se a apresentação da peça “A Menina do Mar”, pelo Clube de Teatro ‘Cenas e Figuras’ da Escola Básica de Monte Gordo, do Agrupamento de Escolas D. José I de Vila Real de Santo António, um concurso de talentos e as atuações da Escola de Dança de Tavira ‘D’ Dance Company’ e do rapper Possessivo, antigo aluno de EMRC, com o dj Karussa.

Já os alunos do Ensino Secundário tiveram o seu XI Encontro Nacional da EMRC (XI ENES), que reuniu 2500 alunos, acompanhados por 250 professores, de 78 instituições de ensino de todo o país, nos dias 21 e 22, em Coimbra, com a presença dos dois símbolos da JMJ, a cruz e o ícone de Nossa Senhora.

A lei prevê a oferta obrigatória da disciplina curricular de Educação Moral e Religiosa Católica do Ensino Básico ao Secundário, e também dos cursos profissionais desde que passou a integrar as suas matrizes no ano letivo 2019/2020 (Decreto-Lei nº 55/2018, de 6 de julho).

A Concordata assinada em 2004 entre Portugal e a Santa Sé consagra a existência da disciplina de EMRC, sendo os professores propostos pelos bispos, nomeados pelo Estado e pagos pela tutela; é uma componente do currículo nacional, de oferta obrigatória por parte dos estabelecimentos de ensino e de frequência facultativa.

CB/OC

 

Partilhar:
Scroll to Top