África: Papa desafia jovens centro-africanos a «resistir» à violência e ao ódio

Francisco inaugurou vigília de oração e confessou alguns dos participantes, na Catedral de Bangui

Bangui, 29 nov 2015 (Ecclesia) – O Papa desafiou hoje os jovens da República Centro-Africana (RCA) a resistir à tentação do ódio e da violência e a ser “corajosos no amor, corajosos no perdão, corajosos para fazer a paz”.

“O caminho que vos é proposto, neste momento difícil de guerra, ódio, divisão (é) o caminho da resistência”, disse, numa intervenção improvisada, no adro da Catedral de Bangui, perante milhares de participantes numa vigília de oração.

Antes de confessar ele próprio alguns desses jovens, no interior da Sé, Francisco defendeu que “fugir aos desafios da vida nunca é uma solução”.

“É preciso ter a coragem da resistência, da luta pelo bem”, observou, numa intervenção que, após a tradução para sango, provocou aplausos e manifestações de euforia na multidão.

O Papa sublinhou a importância da oração e do trabalho pela paz, “que não é um documento que se assina e ali fica”.

“A paz faz-se todos os dias: nunca odiar e se alguém te faz mal, procura perdoar. Nada de ódio, muito perdão”, pediu, num país afetado pelos confrontos entre milícias islamitas e cristãs que vive há anos em clima de instabilidade social e política.

Segundo Francisco, só com esta atitude será possível sair “vencedor” da “batalha do amor” para “amar o inimigo” e “perdoar a quem fez mal”.

Simbolicamente, o Papa quis inaugurar em Bangui, capital da RCA, o Jubileu da Misericórdia neste país, antecipando assim a celebração mundial marcada para 8 de dezembro, abrindo uma Porta Santa na catedral diocesana.

Esta “porta da Misericórdia de Deus” quer ser para os centro-africanos um sinal de paz e perdão, explicou.

Na segunda-feira, o Papa vai encontrar-se com a comunidade muçulmana na Mesquita Central de Koudoukou em Bangui.

Francisco preside depois à Missa no Estádio do complexo desportivo Barthélémy Boganda, com cerca de 35 mil pessoas, no último momento da agenda da viagem a África, que começou esta quarta-feira, no Quénia, passando depois pelo Uganda, a partir da tarde de sexta-feira.

OC

Partilhar:
Scroll to Top