Açores/Santuários: Inaugurado centro para retiros e encontros de espiritualidade no Santo Cristo da Caldeira

Novo espaço é o «embrião» de um centro de espiritualidade na ilha de São Jorge

 

Angra do Heroísmo, Açores, 05 jun 2024 (Ecclesia) – A Diocese de Angra informa que foi benzido e inaugurado um centro destinado a retiros e encontros de espiritualidade, no Santuário do Santo Cristo da Caldeira, na Ilha de São Jorge, preparado para receber grupos e atividades.

“Esta casa, a partir de agora, cumpre a função para a qual foi construída: acolher todos aqueles que vêm visitar o Senhor”, disse o padre Dinis Silveira, responsável pela Ouvidoria de São Jorge, na ilha açoriana com o mesmo nome, lê-se no portal online ‘Igreja Açores’.

O sacerdote explicou que gostariam que a zona da Caldeira do Santo Cristo, “junto ao santuário” diocesano, “pudesse ser o coração espiritual” da Ilha de São Jorge: “Um espaço onde pudéssemos crescer na fé”.

O novo centro de acolhimento para retiros, encontros de espiritualidade e ações de formação, é o “embrião” de um futuro centro de espiritualidade na Ilha açoriana de São Jorge.

Na cerimónia de bênção das instalações, o reitor do Santuário do Santo Cristo da Caldeira salientou que o novo espaço está à “disposição de todos”.

“Apesar de todos os problemas e entraves, com muito sacrifício, como são todas as obras aqui na Caldeira, mas com a ajuda de todos e com esta corresponsabilidade conseguimos fazer as coisas”, observou o padre Manuel António das Matas.

O novo centro de acolhimento da Igreja Católica na ilha de São Jorge tem três quartos, em formato de camarata, com casas de banho, num total de 18 camas.

A celebração de bênção e inauguração foi presidida pelo bispo de Angra, D. Armando Esteves Domingues, que está com 10 sacerdotes na Caldeira do Santo Cristo, no Encontro Anual dos sacerdotes ordenados há menos de 10 anos, dedicado às redes sociais, desde segunda-feira.

“Nós somos pescadores de homens mas olhamos agora para as redes digitais. Vamos pensar o padre nas redes: as oportunidades e as dificuldades. A Internet hoje é como aprender uma língua e como ninguém nasce ensinado – uma criança demora algum tempo a aprender a falar -, temos todos de aprender, mesmo aqueles que já nasceram neste tempo, os que dizem que nasceram digitais”, explicou ao sítio online diocesano ‘Igreja Açores’.

D. Armando Esteves Domingues realçou ainda, sobre o encontro dos sacerdotes ordenados há menos de 10 anos, que vão “tentar que se criem redes” entre estes padres e entre eles “e os padres mais velhos”, “para transformar as redes num espaço de comunhão e que construa comunhão”.

“É preciso criar espaços onde a Palavra seja cuidada e permita que todos possamos entender Deus, não entender-nos a nós porque nós não precisamos de ser entendidos; precisamos é de ser capazes de levar Deus aos outros”, referiu o bispo de Angra.

A Lenda da Caldeira de Santo Cristo é uma tradição da ilha de São Jorge, relaciona-se com as crenças populares “numa terra onde a luta do homem com a natureza foi constante e onde, por séculos, as necessidades básicas do dia-a-dia foram prementes”, informa ainda o portal ‘Igreja Açores’.

CB

Partilhar:
Scroll to Top