Açores: «Que esta festa faça com que acreditemos que o Senhor dá vida», pediu pregador do Santo Cristo dos Milagres

Padre José Frazão Correia destacou que «o modo de viver bem esta festa» é olhar para a imagem, «desejando que ela olhe» para cada um

Foto: Igreja Açores

Ponta Delgada, Açores, 02 mai 2024 (Ecclesia) – O padre José Frazão Correia, pregador do tríduo preparatório das Festas do Senhor Santo Cristo dos Milagres, na cidade açoriana de Ponta Delgada, destacou que a imagem não tem “marcas de desgraça, mas de vitória e de amor”.

“As marcas da Paixão que vemos representadas nesta Imagem do Senhor Santo Cristo não são marcas de desgraça, mas de vitória e de amor. Deixemo-nos contagiar por este milagre que é dar a vida por amor”, disse o sacerdote jesuíta, esta quarta-feira, segundo dia do tríduo preparatório, informa o portal ‘Igreja Açores’.

O padre José Frazão Correia desejou que esta festa do Senhor Santo Cristo dos Milagres faça com que acreditem “que o Senhor dá vida” e que ao contemplarem aquela representação na igreja do Convento da Esperança, possam “ser interpelados” na realidade de cada um, que “seja fonte de alegria como aconteceu com os discípulos”.

“Por vezes, não sabemos testemunhar aos mais pequenos, aos mais jovens que há uma vida que nos é dada a viver; que o Senhor está no caminho  qualquer que ele seja e que a fé tem de ver com a vida”, acrescentou o padre José Frazão Correia.

O tríduo preparatório das Festas do Senhor Santo Cristo dos Milagres, com o tema da oração, termina hoje, com a Missa às 18h00 locais (mais uma hora em Portugal continental), as festividades decorrem até ao dia 9 de maio, em Ponta Delgada, capital da ilha de São Miguel.

No primeiro dia de pregação, esta terça-feira, o padre José Frazão Correia, a partir da imagem do Senhor Santo Cristo dos Milagres, afirmou que a “experiência” de serem vistos pode “facilitar um salto espiritual na fé”, numa reflexão a partir do encontro entre São Tomé e Jesus, no Evangelho de São João.

“O que me tocou mais  nesta imagem, a primeira vez que a vi, foi a capacidade que esta representação tem de nos ver; a força desta representação que se venera aqui é o seu olhar: ela olha-nos; Seria talvez, o modo de viver bem esta festa: olhar para esta imagem, desejando que ela nos olhe. Como se a imagem dissesse o nome de cada um de nós”, contou, numa intervenção divulgada pelo portal online ‘Igreja Açores’, da Diocese de Angra.

Foto: Igreja Açores

O cónego Manuel Carlos Alves, reitor do Santuário do Senhor Santo Cristo há sete meses, salientou que, ao longo de todo o ano, há movimento no santuário diocesano, “umas vezes presencial, outras por carta”, o “correio do Senhor Santo Cristo”, e revelou que já respondeu a mais de 1200 cartas de agradecimento pelas graças recebidas.

“Este sentido de gratidão está muito presente nas cartas que recebo e nas conversas que tenho com os peregrinos; a vida vai passando por várias fases e, por vezes, prega-nos partidas”, explicou o sacerdote, salientando que as pessoas se recolhem “à sombra do divino e o Senhor Santo Cristo porta em que todos, especialmente os açorianos, vão atravessando desde pequenos””, acrescentou ao portal online diocesano ‘Igreja Açores’.

Segundo o programa religioso das festas, esta sexta-feira, há Missa às 08h00, 09h00, e às 11h00, esta presidida pelo bispo de Angra, D. Armando Esteves Domingues, a Missa dos Doentes, na igreja de São José; a iluminação da fachada do santuário é inaugurada, às 21h00.

Este sábado, realiza-se a ‘Procissão da Mudança da Imagem do Senhor Santo Cristo’, às 16h30, e pregação com o bispo norte-americano de Stockton, D. Myron Cotta, descendente de açorianos, às 18h00.

Foto: Igreja Açores

No sábado, à meia-noite, os jovens participam numa vigília, com reflexão sobre a paz, na igreja de São José, orientada pelo padre José Júlio Rocha, o assistente diocesano da Comissão Justiça e Paz, seguindo-se uma oração pelas vocações com os seminaristas; esta igreja recebe uma Missa em língua inglesa, às 08h00, de domingo, dia 5 de maio.

O principal dia das festas em honra do Senhor Santo Cristo dos Milagres é este domingo, a imagem, que vai vestir a “capa 39”, sai da igreja de São José, às 09h15, a Missa campal (09h30), é transmitida pela RTP1, RTP Açores e RTP Internacional, e a procissão solene começa pelas 16h30.

CB/OC

Partilhar:
Scroll to Top