Açores: Disciplina de Educação Moral e Religiosa Católica presente em todas as escolas do ensino público, com recurso a manuais digitais

«Pela primeira vez, sentimo-nos em igualdade com as outras disciplinas no acesso à escola virtual», assinalou o coordenador da EMRC do Serviço Diocesano de Apoio à Pastoral Escolar

Foto: SNEC

Angra do Heroísmo, Açores, 16 out 2023 (Ecclesia) – A Disciplina de Educação Moral e Religiosa Católica (EMRC) está presente pela primeira vez nas 40 escolas da rede pública de ensino nos Açores, com manuais digitais.

“Estamos muito contentes e, pela primeira vez, sentimo-nos em igualdade com as outras disciplinas no acesso à escola virtual, o que nos permite dispor de recursos didáticos que podem ser utilizados em todas as salas de aula, em todas as escolas”, destacou Bento Aguiar, coordenador da EMRC do Serviço Diocesano de Apoio à Pastoral Escolar (SDAPE), citado pelo sítio online ‘Igreja Açores’.

O responsável deu conta da realidade no arquipélago, na reunião geral de professores de EMRC, este sábado.

O Secretariado Nacional de Educação Cristã (SNEC) esteve envolvido na concretização desta vontade.

“Para que estejamos na escola virtual foi necessário um trabalho de equipa, que contou com o apoio do Secretariado Nacional de Educação Cristã”, afirmou Bento Aguiar, informa o portal Educris, do SNEC.

O responsável revelou-se ainda “otimista” quanto ao futuro da disciplina e “satisfeito” pelo trabalho realidade em rede.

Na sequência de uma parceria com o Instituto Católico de Cultura, este é o único serviço diocesano no país a ter uma entidade formadora acreditada para a formação de professores, não só da formação específica de em Educação Moral e Religiosa Católica, como também para outras disciplinas.

“Já temos uma bolsa de formadores e estamos a elaborar o nosso plano de ação do próximo triénio e esta valência contribuirá muito para a dignificação do ensino e dos professores”, referiu ainda Bento Aguiar.

De acordo com o portal da Comissão Episcopal da Educação Cristã e Doutrina da Fé, nos últimos três anos os Açores usufruíram de um programa especial que permitiu formar 18 docentes de EMRC, através de uma parceria entre o SNEC e a Faculdade de Teologia da Universidade católica Portuguesa.

Segundo assinala Bento Aguiar, 9 dos 18 docentes que iniciaram a formação em 2018, concluindo licenciatura e mestrado em Ciências religiosas, passaram a integrar o quadro regional este ano.

“No próximo ano contamos que mais oito professores, que ainda não finalizaram os estudos por variadas razões, tenham a possibilidade de se efetivar se forem abertas vagas para tal”, acrescentou.

“Esta realidade representou um esforço grande dos professores, que contou com o nosso acompanhamento e com a colaboração inexcedível do SNEC no apoio às propinas e aos estudos. Foi um trabalho de equipa e de parcerias que nos deixa muito satisfeitos”, assinalou ainda.

Na ilha do Corvo, este é o segundo ano consecutivo que a disciplina de EMRC está presente.

“As perspetivas são muito animadoras em relação ao número de matrículas, pois o facto de as escolas de Santa Maria ao Corvo nos terem solicitado docentes prova bem a importância e a adesão que a disciplina regista. O presente está assegurado e o futuro caminha para isso, sobretudo mantendo a importância da disciplina de EMRC nas escolas públicas dos Açores”, revelou Bento Aguiar.

LJ/OC

Partilhar:
Scroll to Top