Abusos sexuais: Reunião no Vaticano dá continuidade às conclusões da cimeira

Encontro reuniu responsáveis da Secretaria de Estado e de diferentes dicastérios da Santa Sé

Cidade do Vaticano, 25 fev 2019 (Ecclesia) – Decorreu hoje no Vaticano a reunião entre diferentes organismos da Santa Sé para dar continuidade ao Encontro sobre Proteção de Menores, apresentado pelo diretor interino da Sala de Imprensa da Santa Sé como “primeiro efeito” dessa cimeira.

Em declarações aos jornalistas, Alessandro Gisotti, disse que se tratou de uma “reunião interdicasterial restrita focada no tema da luta contra o abuso sobre menores”, refere o portal de informação do Vaticano, VaticanNews.

O encontro, que decorreu na Sala Bolonha do Palácio Apostólico Vaticano, reuniu responsáveis da Secretaria de Estado e dos dicastérios que “estão particularmente comprometidos” com o tema do combate e prevenção dos abusos de menores, assim como o moderador da cimeira que terminou este domingo, padre Federico Lombardi.

Entre os dias 21 e 24, decorreu no Vaticano um encontro inédito entre 190 representantes da Igreja Católica em todo o mundo, nomeadamente os presidentes das conferências episcopais, para analisar o “flagelo” dos abusos sobre menores por parte de membros do clero, terminando com a propostas de oito “boas práticas” indicadas pelo Papa Francisco.

Durante a reunião desta manhã, foi “unanimemente acentuado o quanto era necessário esse encontro”, assim como a necessidade de “medidas concretas”.

Os participantes na reunião interdicasterial referem que as normas a adotar em cada país devem ser comunicadas de forma mais “clara, oportuna e detalhada possível”, afirma o portal de informação do Vaticano.

PR

Partilhar:
Scroll to Top