Venezuela: Igreja Católica denuncia caso de 12 jovens encontrados mortos em vala comum

Episódio aconteceu depois destes terem sido detidos por forças militares estatais

Caracas, 07 dez 2016 (Ecclesia) – A Comissão ‘Justiça e Paz’ da Conferência Episcopal da Venezuela denunciou hoje a morte de 12 jovens, rapazes e raparigas, encontrados numa vala comum depois de terem sido detidos pelas forças militares estatais.

De acordo com a Agência Fides, os factos remontam a outubro deste ano, quando as vítimas foram detidas por membros das forças de segurança venezuelanas, no âmbito da operação Libertação e Proteção do Povo.

Os jovens acabariam por ser encontrados sem vida, a 28 de novembro último, na região do Barlavento, no Estado de Miranda.

“Denunciamos o modo como operações como esta são postas em marcha no país sem que as autoridades estatais cumpram com as suas obrigações, de prevenir violações aos direitos humanos, de garantia da liberdade das pessoas”, refere o comunicado da Comissão ‘Justiça e Paz’.

A Igreja Católica local lamenta ainda que “o Estado continue a recusar cumprir a lei internacional” e se mostre incapaz de “corresponder ao seu inescapável dever de evitar a violência social”.

Para os bispos venezuelanos, é fundamental que as autoridades garantam os “direitos de todos os cidadãos do país.

Aqueles responsáveis católicos terminam o seu comunicado expressando a sua solidariedade para com as famílias de todos os 12 jovens encontrados mortos.

JCP 

Partilhar:
Scroll to Top