Vaticano: Porta-voz confirma oferta de fragmentos da «Vera Cruz» a Carlos III, rei da Inglaterra

Sala de imprensa da Santa Sé fala em «gesto ecuménico», que assinala centenário da Igreja Anglicana em Gales

Foto: Lusa/EPA

Cidade do Vaticano, 20 abr 2023 (Ecclesia) – O porta-voz do Vaticano confirmou hoje a oferta de fragmentos da relíquia da “Vera Cruz”, também conhecido como “Santo Lenho”, a Carlos III, rei e governador supremo da Igreja da Inglaterra (Anglicana), falando num “gesto ecuménico”.

“Posso confirmar que os fragmentos da relíquia da Vera Cruz foram oferecidos pela Santa Sé, no início de abril, através da Nunciatura Apostólica, a sua majestade o rei Carlos III, governador supremo da Igreja de Inglaterra”, refere uma nota enviada aos jornalistas por Matteo Bruni.

O diretor da sala de imprensa da Santa Sé precisa que este é “um gesto ecuménico, por ocasião do centenário da Igreja Anglicana em Gales”.

Os fragmentos foram embutidos na ‘Cruz de Gales’, obra concebida para a cerimónia de coroação de Carlos III da Inglaterra, a 6 de maio, na Abadia de Westminster, Londres.

A relíquia do Santo Lenho, pequenos fragmentos de madeira retirados da cruz em que Cristo teria sido crucificado, é venerada desde finais do século III, em Jerusalém, no Monte Calvário, após a sua descoberta por Santa Helena, mulher do imperador Valério Constâncio e mãe do futuro imperador Constantino.

OC

Partilhar:
Scroll to Top