Vaticano: Papa sublinha a importância de enfrentar situações novas na Igreja

Cidade do Vaticano, 28 abr 2016 (Ecclesia) – O Papa Francisco disse hoje no Vaticano que “o protagonista da Igreja é o Espírito Santo” e destacou a importância de “ouvir”, de reunir e decidir face às novidades.

O Papa recordou o denominado “Concílio de Jerusalém”, no século I, para assinalar que foi o Espírito Santo que, “desde o primeiro momento, deu força aos apóstolos para proclamar o Evangelho” diante de “situações novas”.

Na Eucaristia a que presidiu na Capela da Casa de Santa Marta, Francisco destacou também a importância de “não ter medo de ouvir”, recordando que os apóstolos “discutiam”.

“Quando alguém tem medo de ouvir, não tem o Espírito no seu coração”, advertiu.

Francisco sustentou que a Igreja tem de estar aberta às novidades, “não às novidades mundanas, como modas e roupas, mas às novidades, às surpresas do Espírito”.

O Papa argentino sublinhou que esse é “o caminho da Igreja” até aos dias de hoje e pediu aos presentes que tenham como exemplo as “resistências” ao Concílio Vaticano II.

Segundo Francisco, “ainda hoje” as resistências ao Concílio Vaticano II “persistem” de alguma forma mas “o Espírito vai em frente”.

A intervenção realçou que o caminho da Igreja é a sinodalidade – “reunir, unir-se, ouvir-se, discutir, rezar e decidir” -, na qual se expressa a “comunhão” feita pelo Espírito.

CB

Partilhar:
Scroll to Top