Vaticano: Papa reforça apelos à negociação por uma «paz justa e duradoura»

Francisco evoca vítimas das guerras na Ucrânia, Palestina e Israel

Foto: Lusa/EPA

Cidade do Vaticano, 07 abr 2024 (Ecclesia) – O Papa reforçou hoje o seu apelo em favor de negociações de paz, evocando as vítimas das guerras na Ucrânia, Palestina e Israel.

“Que não diminua a nossa oração pela paz, uma paz justa e duradoura, em particular pela martirizada Ucrânia, pela Palestina e Israel”, pediu, desde a janela do apartamento pontifício, após a recitação da oração do ‘Regina Coeli’.

Perante milhares de pessoas reunidas na Praça de São Pedro, Francisco deixou votos de que “o Espírito do Senhor ressuscitado ilumine e apoie os que trabalham para diminuir a tensão e favorecer gestos que tornem possíveis as negociações”.

“Que o Senhor dê aos dirigentes a capacidade de parar um pouco para dialogar, para negociar”, insistiu.

O Papa recordou ainda as vítimas do acidente com um autocarro na África do Sul, que aconteceu na última semana, provocando a morte de 45 dos seus 46 ocupantes.

“Rezemos por eles e pelos seus familiares”, pediu.

Francisco deixou uma referência ao Dia Internacional do Desporto para o Desenvolvimento e a Paz, assinalando anualmente a 6 de abril, apelando à construção de um “desporto que favoreça a amizade social e a fraternidade”.

“Todos sabemos quanto a prática de um desporto pode educar para uma sociedade aberta, solidária, sem preconceitos. Mas, para isso, são precisos formadores diligentes, que não apontem apenas à vitória e aos ganhos”, indicou.

OC

Vaticano: «Seguindo os caminhos do prazer e do poder não se encontra a felicidade», alerta o Papa

Partilhar:
Scroll to Top