Vaticano: Papa recebeu voluntários da Sardenha

Cidade do Vaticano, 30 nov 2018 (Ecclesia) – O Papa recebeu hoje no Vaticano cerca de 700 membros do Centro de Serviço para o Voluntariado “Sardenha Solidária”, elogiando o empenho de quem se dedica ao próximo com “gratuidade”.

“O serviço de voluntariado solidário é uma escolha que torna livres e abertos às necessidades do outro; às exigências da justiça, à defesa da vida, à salvaguarda da criação, com uma atenção tenra e especial pelos doentes e, sobretudo, pelos anciãos, que são um tesouro de sabedoria”, declarou, num encontro que decorreu no auditório Paulo VI.

No 20º aniversário de fundação da “Sardenha Solidária”, Francisco sublinhou o contexto de “pobreza e dificuldade” da ilha italiana, que agora recebe populações de alguns dos “países mais pobres do mundo”.

“Isso deve ser ressaltado, porque é sinal de que não se ‘isolaram’, mas, apesar das grandes necessidades internas, mantiveram aberto o horizonte da solidariedade”, acrescentou.

É o amor a Deus que nos faz sempre reconhecer no outro o próximo, o irmão ou a irmã a ser amado. E isso requer compromisso pessoal e voluntário, para o qual certamente as instituições públicas podem e devem criar condições gerais favoráveis”.

Francisco deixou votos de que todos os voluntários saibam fazer do próximo um “a finalidade última” da sua ação.

OC

Partilhar:
Scroll to Top