Vaticano: Papa pede harmonia na educação

Francisco destaca que educadores têm de acompanhar estudantes

Foto: Vatican Media

Cidade do Vaticano, 21 abr 2022 (Ecclesia) – O Papa Francisco recebeu esta quarta-feira em audiência uma delegação de um novo projeto de educação católico (GRACE) e pediu “harmonia na educação” e acompanhamento dos educadores.

“Educar é arriscar na tensão entre a cabeça, o coração e as mãos: em harmonia, ao ponto de pensar o que sinto e faço; de sentir o que penso e faço; de fazer o que sinto e penso”, disse o Papa na sua intervenção improvisada.

Perante a delegação do “Global Researchers Advancing Catholic Education Project” (GRACE), um “novo projeto internacional de pesquisa promovido por voluntários com o objetivo de promover os valores da educação católica no que diz respeito à identidade e ao diálogo”, Francisco pediu acompanhamento dos educadores.

“Não se pode educar sem caminhar junto com as pessoas que se está educando”, referiu.

Francisco apontou que o “verdadeiro educador acompanha, pega pela mão, escuta e dialoga”, levando “adiante fazendo crescer, ajudando a crescer”.

A delegação do GRACE, através de um porta-voz, abriu um diálogo com Francisco e explicou o objetivo do projeto: “educar não apenas transmitindo conhecimentos, mas também dando espaço ao âmbito espiritual e pastoral e ao que os idosos podem transmitir aos jovens”.

O Papa destacou depois que “o diálogo entre jovens e idosos é importante”, “porque para crescer, a árvore precisa de relações estreitas com suas raízes”.

SN

Partilhar:
Scroll to Top