Vaticano: Papa faz viagem a Bélgica e Luxemburgo no final de setembro

Visita decorre de 26 a 29 de setembro, com passagens por Bruxelas, Lovaina e Louvaina-a-nova

Foto: Lusa/EPA

Cidade do Vaticano, 20 mai 2024 (Ecclesia) – O Papa Francisco vai visitar a Bélgica e o Luxemburgo no mês de setembro, revelou hoje o Vaticano.

“A convite dos respetivos chefes de Estado e das autoridades eclesiásticas, o Santo Padre Francisco efetuará uma viagem apostólica a Luxemburgo, no próximo dia 26 de setembro, e à Bélgica, de 26 a 29 de setembro, com visitas a Bruxelas, Lovaina e Louvaina-a-nova”, pode ler-se na declaração do diretor da Sala de Imprensa da Santa Sé, Matteo Bruni.

O programa da viagem vai ser publicado “em tempo oportuno”.

De acordo com o portal de notícias do Vaticano, aquando da visita da família real da Bélgica ao Vaticano, a 14 de setembro de 2023, os reis Filipe e Matilde convidaram o Papa a visitar o país.

Numa entrevista a uma emissora de televisão do México N+, Francisco manifestou o desejo de visitar a Bélgica, além de outras viagens que ainda estariam a ser estudadas.

Setembro vai ser um mês de deslocações para o Papa que visita Timor-Leste, de 9 a 11 de setembro, numa viagem à Ásia que inclui passagens pela Indonésia, Papua-Nova Guiné e Singapura.

Francisco vai estar em Jacarta (Indonésia) de 3 a 6 de setembro; em Port Moresby e Vanimo (Papua-Nova Guiné) de 6 a 9 de setembro; em Díli (Timor-Leste), de 9 a 11 de setembro; e Singapura, de 11 a 13 de setembro

Esta será a viagem mais longa que o Papa realiza desde a eleição, em 2013, tendo já visitado Portugal duas vezes, em 2017 e 2023.

Mais recentemente, a 28 de abril, Francisco viajou até à cidade italiana de Veneza, onde visitou o pavilhão da Santa Sé na Bienal.

No último sábado, o Papa deslocou-se a Verona numa viagem pastoral, onde foi recebido por centenas de crianças e adolescentes, esteve com os reclusos da prisão de Montorio, terminando a visita com uma celebração eucarística no Estádio Bentegodi.

LJ

Partilhar:
Scroll to Top