Vaticano: Papa encontrou-se com jovens de paróquia romana (c/fotos)

Francisco viveu segundo momento de «Escola de Oração», na preparação para o Jubileu 2025

 

Roma, 24 mai 2024 (Ecclesia) – O Papa encontrou-se hoje com cerca dezenas de jovens na Paróquia de Santa Bernadette Soubirous, em Roma, para um encontro de reflexão, desafiando-os a mexer-se “por um ideal”.

“Quando vejo um jovem que não se mexe, que fica sentado na vida, que não gosta de se mexer, isso é mau”, referiu Francisco, numa conversa com os participantes.

Após ter falado sobre a decisão de entrar no seminário, quando era jovem, em Buenos Aires, o Papa declarou que Deus “tem um projeto para cada um” e convidou a rezar para o descobrir.

Respondendo a perguntas dos jovens, Francisco elogiou a honestidade de quem admitiu dificuldades em acreditar em Deus.

“Ninguém deve ser condenado porque não acredita. É importante pôr-se a caminho”, indicou, realçando que esse percurso deve ser feito com a ajuda dos outros.

Notem bem: de uma situação difícil, de um momento de mal-entendido, nunca se pode sair sozinho. É importante falar sobre a própria situação e não mastigá-la”.

O encontro, divulgado pelo portal de notícias do Vaticano, abordou a crise de natalidade na Europa, cada vez mais “velha”.

“A esperança são as crianças. É verdade que se pensa no futuro… é verdade que é um risco, mas é um risco maior não ter nenhum. É um risco social”, declarou.

Ainda em resposta a uma pergunta, o Papa falou do testemunho da Igreja no mundo atual, dando o exemplo de jovens assassinados por terroristas no Kivu do Norte, República Democrática do Congo, por não quererem renunciar ao cristianismo.

“A Igreja são os cristãos que dão testemunho”, sustentou.

A iniciativa decorreu no âmbito da “Escola de Oração”, em “preparação para o Jubileu 2025”, refere uma nota enviada aos jornalistas.

O ciclo começou a 12 de abril, num encontro de Francisco com 200 crianças de paróquia romana de S. João Maria Vianney.

O Papa vai marcar presença, este sábado e domingo, na I Jornada Mundial das Crianças, cujas atividades decorrem no Estádio Olímpico de Roma e na Praça de São Pedro.

O encontro, que vai contar com delegações de mais de 100 países, incluindo Portugal, tem início no sábado, às 15h30 (menos uma em Lisboa), no Estádio Olímpico de Roma, com um encontro de música, desporto, reflexão e espiritualidade.

Francisco vai marcar presença no encontro, respondendo a perguntas dos participantes, antes de um jogo de 5 minutos entre as crianças e futebolistas internacionais, liderados pelo italiano Gianluigi Buffon.

A Jornada Mundial das Crianças conclui-se na Praça de São Pedro, com a Missa dominical presidida pelo Papa Francisco e um monólogo do ator e realizador italiano Roberto Benigni, após a recitação do ‘Regina Coeli’.

O Vaticano adianta que muitas das crianças presentes chegaram a Itália através de corredores humanitários, vindas de países como a República Democrática do Congo, Afeganistão ou a Síria; a delegação de Gaza, incluindo algumas crianças feridas, chegou à Itália graças à missão humanitária do governo transalpino e foram acolhidas pela comunidade católica de Santo Egídio.

OC

Notícia atualizada às 20h00

Partilhar:
Scroll to Top