Vaticano: Papa encontra-se com crianças vítimas de guerra

Grupo proveniente da Ucrânia, Palestina, Bielorrússia e Indonésia, esteve com Francisco antes da primeira edição da Jornada Mundial da Crianças

Foto: Vatican Media

Cidade do Vaticano, 25 mai 2024 (Ecclesia) – O Papa Francisco encontrou-se na tarde de hoje, no Vaticano, com cerca de 30 crianças, provenientes da Ucrânia, Palestina, Bielorrússia e Indonésia, a maioria oriunda de zonas em guerra.

Os ferimentos causados pela guerra eram visíveis no grupo de crianças que viajou até Roma (Itália) para a primeira edição da Jornada Mundial das Crianças (JMC), mas antes teve a oportunidade de conhecer o Papa.

“Estamos aqui com crianças de vários países; crianças do hospital de Lviv, na Ucrânia, com as suas pernas e mãos amputadas, que perderam até os pais. Estão presentes aqui, com elas, os seus médicos, muito bons, que salvaram as suas vidas”, explicou o secretário geral da “5P Global Foundation”, padre Marcin Schmidt, informa o portal de notícias do Vaticano.

O sacerdote foi o responsável por proporcionar a visita, acompanhando as crianças, e explica que todos foram acolhidos por Francisco “com um grande sorriso e uma grande alegria, que só um verdadeiro avô pode manifestar ao abraçar os seus netos”.

“Terrível”, afirmou o Papa, depois de o padre Schmidt apresentar as histórias de cada criança.

Entre elas estava Yana, uma adolescente que participou há um mês na Maratona de Boston, com próteses nas duas pernas.

O Papa Francisco referiu que as crianças ucranianas têm muitas vezes dificuldades em sorrir, no entanto viu em Yana um símbolo de esperança e resiliência.

No encontro, o padre Schmidt abordou a “Ordem do Sorriso”, um prémio internacional atribuído por crianças a adultos, que o Papa recebeu há quatro anos.

No final, o padre Schmidt agradeceu ao Papa pela hospitalidade, que respondeu “Louvado seja Jesus Cristo” em ucraniano.

A 5P (paz, prosperidade, pessoas, planeta, parceria) é um movimento que dá prioridade aos valores sociais e à sustentabilidade, com o objetivo de promover um mundo pacífico e próspero.

A primeira edição da JMC teve início hoje, e nela participaram cerca de 70 mil crianças, de delegações de mais de 100 países, incluindo Portugal.

LJ

Partilhar:
Scroll to Top