Vaticano: Papa e jovens da Ação Católica lançam apelo de paz

Mensagem destaca o impacto da pandemia nas novas gerações

Cidade do Vaticano, 30 jan 2022 (Ecclesia) – O Papa saudou hoje os jovens da Ação Católica de Roma, reunidos numa ‘Caravana da Paz’ que se conclui na Praça de São Pedro.

“Viestes, num pequeno grupo, por causa da pandemia, no final do mês da paz”, referiu, após a recitação do ângelus.

Francisco elogiou o lema escolhido para 2022, “remendar a paz”, falando numa dinâmica que deve “partir das relações pessoais para as relações com os Estados.

“Agradeço-vos, sigam em frente”, concluiu, antes do lançamento de balões coloridos, como “sinal de esperança”.

Por causa da pandemia, não foi possível cumprir a tradição de ter dois jovens a acompanhar o Papa na janela do apartamento pontifício, no último domingo de janeiro, lendo uma mensagem de paz.

O texto foi divulgado pelo Vaticano e enviado à Agência ECCLESIA.

“Apesar das dificuldades do momento, nós da Ação Católica Juvenil não nos deixamos desanimar e, juntamente com os nossos amigos ligados de casa, queremos gritar o nosso desejo de Paz!”, referem os jovens da Ação Católica.

A mensagem destaca o impacto da pandemia nas novas gerações, com os sucessivos isolamentos, o uso de máscaras e o distanciamento social.

“Estamos a caminhar lentamente para um novo normal, que mudou a nossa maneira de viver a escola, o lar, a paróquia e o nosso relacionamento com amigos e parentes. Nesse período ouvimos dos nossos pais que os casos também estão a aumentar nas crianças e, entre isolamentos e quarentenas, estamos a passar cada vez mais tempo em casa”, indicam os jovens.

As atividades deste ano passaram por uma alfaiataria, onde os membros da Ação Católica Juvenil estiveram a confecionar peças de vestuário.

“Remendar a paz é como unir todos os povos, criar fraternidade e dizer não às guerras. Leva tempo para criar a paz, mas se ela for criada, será difícil rasgá-la”, pode ler-se.

A iniciativa anual tem uma dimensão solidária, que em 2002 vai ajudar a construir um lar para crianças, no Egito, e apoiar uma oficina de impressão de serigrafia artesanal, promovida pela Cáritas de Roma.

OC

Partilhar:
Scroll to Top