Vaticano: Papa deseja que encontro mundial do Fórum Global Cristão contribua para «avançar a unidade visível entre todos os cristãos»

«A unidade é um elemento indispensável para abraçar a visão do Reino de Deus», escreveu Francisco na mensagem enviada para o encontro mundial, realizado no Gana

Cidade do Vaticano, 19 abr 2024 (Ecclesia) – O Papa Francisco enviou esta quinta-feira uma mensagem para o Fórum Cristão Global, que se realiza até 20 de abril, em Acra, capital do Gana, desejando que o encontro contribua para “avançar a unidade visível entre todos os cristãos”.

“Que este encontro, nas bodas de prata do fórum, aprofunde a vossa fé e revitalize o vosso amor fraterno, enquanto rezam juntos, trocam as vossas histórias pessoais e abordam os desafios que a comunidade cristã global enfrenta”, afirmou Francisco, no texto lido pelo padre Flavio Pace, secretário do Dicastério para a Promoção da Unidade dos Cristãos.

O Fórum Cristão Global, que celebra 25 anos, promoveu o 4ºencontro mundial, com início a 15 de abril, e que, segundo o portal do Vatican News, recebe 240 líderes cristãos de 60 países diferentes.

Segundo o Papa, “a unidade é um elemento indispensável para abraçar a visão do Reino de Deus. Portanto há um vínculo intrínseco entre o ecumenismo e a missão cristã”.

“Ao longo da sua história, o Fórum Cristão Global contribuiu significativamente para a promoção desse vínculo, proporcionando um espaço onde os membros, especialmente aqueles provenientes de diferentes expressões históricas da fé cristã, crescem no respeito mútuo e na fraternidade, ao se encontrarem em Cristo”, salientou Francisco.

No texto, o Papa fez ainda referência ao facto de a assembleia contar com participantes de todo o mundo, “o que reflete um belo mosaico do cristianismo contemporâneo, com a sua rica diversidade, embora ainda assente na nossa identidade comum de seguidores de Jesus Cristo”.

Sobre o tema do encontro mundial deste ano, Francisco disse ainda que ‘para que o mundo conheça (João 17,23b)’ “apela aos cristãos para que encarnem a unidade e o amor de Deus Trino nas suas vidas pessoais e eclesiais, de modo a darem testemunho a um mundo marcado pela divisão e pela rivalidade”.

Depois de ler a mensagem do Papa Francisco, o padre Flavio Pace interveio em nome do Dicastério para a Promoção da Unidade dos Cristãos, destacando que o processo sinodal em curso desde 2021 não pode ser feito “sem a dimensão ecuménica”.

“[O encontro] também é animado pelo espírito da sinodalidade”, uma vez que reúne “líderes cristãos de todo o mundo, representando uma rica tapeçaria do cristianismo, incluindo igrejas ortodoxas, católicas, protestantes, evangélicas, pentecostais, independentes e organizações ecuménicas”, realçou.

Para o secretário do Dicastério para a Promoção da Unidade dos Cristãos, o 4ºencontro mundial do Fórum Cristão Global reflete a “diversidade global, abrangendo várias experiências eclesiais e carismas pessoais”.

O padre Flavio Pace, que recordou ainda a vigília ecuménica de oração realizada em setembro do ano passado, considera que o Fórum Cristão Global se tornou “uma valiosa ferramenta ecuménica”, desafiando “as perceções do mundo sobre o cristianismo como uma mera fonte de divisão e conflito, demonstrando o poder transformador do Evangelho”.

Ao longo de 25 anos, indica o secretário do dicastério, o Fórum “tem proporcionado um ‘espaço aberto’ onde representantes de todas as correntes do cristianismo global se podem reunir para cultivar o respeito mútuo, compartilhar histórias de fé pessoais e eclesiais, abordar desafios e aspirações comuns e explorar novas formas de promover a unidade cristã em uma época de mudanças significativas no cristianismo global”.

LJ/OC

Partilhar:
Scroll to Top