Vaticano: Papa convoca exercícios espirituais de Quaresma, em semana sem compromissos públicos

Iniciativa decorre de forma privada, pelo terceiro ano consecutivo

Foto: Vatican Media

Cidade do Vaticano, 20 jan 2023 (Ecclesia) – O Papa convocou hoje os seus colaboradores para a realização dos exercícios espirituais de Quaresma, semana dedicada à oração e reflexão, em preparação para a Páscoa.

Segundo nota divulgada pelo Vaticano, Francisco “convidou os cardeais residentes em Roma, os chefes de Dicastério e os superiores da Cúria Romana a viver de forma pessoal um período de exercícios espirituais, suspendendo a atividade laboral e recolhendo-se em oração”, de 26 de fevereiro a 3 de março, primeira semana da Quaresma.

Pelo terceiro ano consecutivo, o habitual “retiro” de Quaresma do Papa e dos seus mais diretos colaboradores vai decorrer de forma privada, sem deslocação à Casa do Divino Mestre, em Ariccia, arredores de Roma.

Nesta semana, todos os compromissos de Francisco são suspensos, incluindo a audiência geral da quarta-feira.

A Quaresma é um tempo litúrgico, de 40 dias (a contagem exclui os domingos), que tem início com a celebração de Cinzas (22 de fevereiro, em 2023), marcado por apelos ao jejum, partilha e penitência; serve de preparação para a Páscoa, a principal festa do calendário cristão (este ano a 9 de abril).

OC

Partilhar:
Scroll to Top