Vaticano: Papa convida à celebração do Corpo de Deus

Francisco destaca celebração da Eucaristia, «centro e fonte» da vida da Igreja

Foto: Vatican News

Cidade do Vaticano, 07 jun 2023 (Ecclesia) – O Papa apelou hoje à celebração da solenidade do Corpo de Deus, que se assinala esta quinta-feira em Portugal, falando num dia que celebra a Eucaristia, “centro e fonte da vida da Igreja”.

“Aproximai-vos frequentemente e com devoção de Jesus, o Pão da Vida que dá força, luz e alegria, e Ele se tornará a fonte das vossas escolhas e das vossas ações”, disse, no final da audiência pública semanal, que decorreu na Praça de São Pedro.

A solenidade litúrgica do Corpo e Sangue de Cristo começou a ser celebrada há mais de sete séculos e meio, em 1246, na cidade de Liège, atual Bélgica, tendo sido alargada à Igreja latina pelo Papa Urbano IV através da bula “Transiturus”, em 1264, dotando-a de Missa e Ofício próprios.

Esta solenidade terá chegado a Portugal provavelmente nos finais do século XIII e tomou a denominação de festa de Corpo de Deus; a exultação popular à Eucaristia é manifestada no 60.º dia após a Páscoa, uma quinta-feira, fazendo assim a ligação com a Última Ceia de Quinta-feira Santa.

A procissão com o Santíssimo Sacramento é recomendada pelo Código de Direito Canónico, no qual se refere que “onde, a juízo do bispo diocesano, for possível, para testemunhar publicamente a veneração para com a santíssima Eucaristia faça-se uma procissão pelas vias públicas, sobretudo na solenidade do Corpo e Sangue de Cristo” (cân 944, §1).

Várias localidades portuguesas decoram as ruas da procissão com tapetes floridos, embora as previsões meteorológicas estejam a obrigar, este ano, a cancelar várias das celebrações no exterior.

OC

Partilhar:
Scroll to Top