Vaticano: Papa anuncia «ofensiva de paz», pela Ucrânia

Enviado para a missão de paz na Ucrânia, cardeal Matteo Zuppi, vai visitar Pequim

Foto: Lusa

Cidade do Vaticano, 04 ago 2023 (Ecclesia) – O Papa anunciou a sua intenção de lançar uma “ofensiva de paz” pela Ucrânia, que passa pelo envio a Pequim do cardeal Matteo Zuppi, que já esteve em Kiev, Moscovo e Washington

Numa entrevista divulgada hoje pela revista ‘Vida Nueva’, de Espanha, Francisco destacou que os contributos dos EUA e da Cina são “chaves para baixar a tensão do conflito”.

O pontífice fala ainda da intenção de “designar um representante de forma permanente, para que sirva de ponte entre as autoridades russas e ucranianas”.

Questionado sobre as crianças ucranianas levadas para a Rússia, desde o início da invasão, em fevereiro de 2022, Francisco reforçou o empenho da Santa Sé nesta questão.

“Estamos a fazer tudo o que está nas nossas mãos”, indica.

O Papa adianta ainda que, por ocasião da próxima cimeira do Clima, em novembro, vai acontecer um encontro inter-religioso pela Paz, em Abu Dhabi.

A conversa aborda futuros destinos de viagens internacionais, com Francisco a apontar o Kosovo e a confirmar a intenção de visitar a Argentina, sua terra natal, com uma eventual passagem pelo Uruguai.

Quanto à vida da Igreja, o Papa considera que “não é chegado o momento de um Concílio Vaticano III”, descartando a sua necessidade.

Francisco critica os “profetas da confusão” e a “rigidez” na comunidade eclesial.

“Precisamos de seminaristas normais, com os seus problemas, que joguem futebol, que não vão aos bairros para dogmatizar”, apontou.

OC

Partilhar:
Scroll to Top