Vaticano: Francisco reforça apelo ao fim dos combates na Ucrânia

Papa envia saudação a Igrejas Orientais que seguem calendário juliano

Foto: Lusa/EPA

Cidade do Vaticano, 06 jan 2023 (Ecclesia) – O Papa enviou hoje uma saudação aos cristãos das Igrejas Orientais que se preparam para celebrar o Natal este sábado, segundo o calendário juliano, apelando ao fim dos combates na Ucrânia.

“Que o nascimento do Salvador infunda conforto, esperança, e inspire passos concretos que possam, finalmente, levar ao fim dos combates e à paz. Rezemos muito pela Ucrânia e pela paz”, declarou, após a oração do ângelus, desde a janela do apartamento pontifício.

Francisco saudou “de coração as comunidades das Igrejas orientais, católicas e ortodoxas”.

“De modo particular, gostaria de o fazer ao martirizado povo ucraniano”, acrescentou, numa passagem da sua intervenção interrompida pelas palmas da multidão.

O patriarca da Igreja Ortodoxa russa, Cirilo, pediu a Moscovo e Kiev um cessar-fogo na guerra da Ucrânia, devido às festividades do Natal, das 12h00 de hoje às 00h00 de sábado.

Em resposta a este pedido, o presidente russo, Vladimir Putin, decretou um cessar-fogo unilateral.

O presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, acusou Moscovo de “usar o Natal como disfarce” para impedir o avanço das forças ucranianas no Donbass.

OC

Foto: Lusa/EPA

Em Portugal, comunidades greco-católica e ortodoxa, de tradição bizantina, também vão celebrar a partir desta noite o nascimento de Jesus Cristo.

O calendário solar juliano foi criado em 45 a.C. pelo imperador romano Júlio César e difere do calendário gregoriano, utilizado no Ocidente.

Existem comunidades ucranianas em várias dioceses como Aveiro, Algarve, Leiria-Fátima, Évora, Lisboa, Porto e Setúbal.

Segundo o rito bizantino, 6 de janeiro é o último dia de jejum e a consoada é festejada com 12 pratos diferentes – número que encontra significado nos 12 apóstolos e nas 12 tribos de Israel -, preparados sem recurso a gorduras animais ou carnes.

 

Um Natal, duas datas

Partilhar:
Scroll to Top