Vaticano: Francisco pede para «preservar a presença dos cristãos» no Iraque

O Papa recebeu este sábado o presidente do país que deseja visitar em 2020

Foto: VaticanMedia – Francisco com presidente do Iraque

Cidade do Vaticano, 25 jan 2020 (Ecclesia) – Francisco recebeu este sábado em audiência o presidente do Iraque, Barham Salih, e pede para “preservar a presença dos cristãos” no Iraque, como informou a Santa Sé.

“Foi destacada a importância de preservar a presença histórica dos cristãos no país, do qual são parte integrante, e a significativa contribuição que dão à reconstrução do tecido social, destacando a necessidade de lhes garantir segurança e um lugar no futuro do Iraque”, divulgado pela sala de imprensa da Santa Sé.

Em nota comunicada este sábado o Papa e Barham Salih falaram sobre “desafios atuais do país” e a importância de percorrer “o caminho do diálogo”.

“A importância de promover a estabilidade e o processo de reconstrução, incentivando o caminho do diálogo e a busca de soluções adequadas em favor dos cidadãos e no respeito pela soberania nacional”, pode ler-se.

Depois a conversa ainda teve um “olhar sobre os vários conflitos e as graves crises humanitárias que afligem a região, sublinhando a importância dos esforços feitos com o apoio da comunidade internacional para restabelecer a confiança e a convivência pacífica”.

Barham Salih, presidente da República do Iraque, encontrou-se depois com o cardeal Pietro Parolin, secretário de Estado, acompanhado por D. Paul Richard Gallagher, secretário para as Relações com os Estados.

Foi no passado dia 10 de junho de 2019 que Papa anunciou no Vaticano a intenção de visitar o Iraque em 2020, falando perante representantes das comunidades católicas orientais.

SN

Iraque: Arcebispo de Erbil pede fim da escalada de tensão entre EUA e Irão

 

 

Partilhar:
Scroll to Top