Vaticano: Faleceu o cardeal Paul Josef Cordes, um dos «criadores» da JMJ

Francisco evoca atenção às «exigências do mundo juvenil»

Foto: Vatican Media

Cidade do Vaticano, 16 mar 2024 (Ecclesia) – O cardeal Paulo Josef Cordes, que foi presidente do antigo Conselho Pontifício ‘Cor Unum’, na Santa Sé, faleceu esta sexta-feira, aos 89 anos de idade, informou o Vaticano.

“Recordo com afeto este irmão que serviu o Senhor e a Igreja com fidelidade e generosidade, atento às exigências do mundo juvenil e às necessidades das pessoas frágeis, às quais comunicou o amor e a ternura de Cristo”, escreve Francisco, numa mensagem de condolências enviada aos familiares do cardeal alemão.

A mensagem destaca a “colaboração diligente” que D. Paulo Josf Cordes prestou à Santa Sé, primeiro como vice-presidente do Conselho Pontifício para os Leigos e depois como presidente do Conselho Pontifício ‘Cor Unum’, “onde não poupou energias para testemunhar a preocupação paternal do Papa pelos mais pobres”.

O cardeal Cordes chegou a Roma em 1980, quando São João Paulo II lhe confiou o cargo de vice-presidente do Conselho Pontifício para os Leigos.

“Ao promover o Centro Internacional da Juventude de São Lourenço, inaugurado em 83, contribuiu para estruturar a ideia da JMJ durante o Ano Santo Extraordinário de 83-84”, recorda o portal de notícias do Vaticano.

Bento XVI criou-o cardeal em 2007.

OC

Partilhar:
Scroll to Top