Vaticano: Enviado do Papa visita Moscovo entre 28 e 29 de junho, em missão de paz

Cardeal Zuppi, que já passou por Kiev, procura soluções para a «trágica situação» da guerra

Foto: Lusa/EPA

Cidade do Vaticano, 27 jun 2023 (Ecclesia) – A Santa Sé anunciou hoje que o Papa vai enviar a Moscovo o cardeal italiano D. Matteo Maria Zuppi, em missão de paz, acompanhado por um responsável da Secretaria de Estado do Vaticano.

A viagem decorre entre 28 e 29 de junho, com o “objetivo principal de encorajar gestos de humanidade, que possam contribuir e favorecer uma solução para a trágica situação atual”.

A nota do Vaticano destaca ainda a intenção de “encontrar caminhos para chegar a uma paz justa”.

O cardeal Zuppi, arcebispo de Bolonha e presidente da Conferência Episcopal Italiana, visitou Kiev no início deste mês, tendo-se reunido com o presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky.

A iniciativa teve, como objetivo principal, “ouvir, de modo aprofundado, as autoridades ucranianas sobre os caminhos possíveis para se chegar a uma paz justa e apoiar gestos de humanidade, que contribuam para aliviar as tensões”.

O cardeal Zuppi, arcebispo de Bolonha desde 2015, é uma figura ligada à comunidade católica de Santo Egídio – conhecida pela sua intervenção em processos de paz – tendo atuado como mediador em Moçambique, no processo que levou à assinatura do Acordo Geral de Paz, em Roma, no ano de 1992.

A 12 de maio, falando aos jornalistas reunidos em Fátima, o cardeal Pietro Parolin, secretário de Estado do Vaticano disse que, desde o início da invasão russa, a 24 de fevereiro de 2022, “o Papa procurou oferecer o Vaticano como lugar de mediação, como forma de chegar o mais rapidamente possível a um cessar-fogo”, tendo em vista a paz.

Já a 13 de maio, o Papa recebeu no Vaticano, em audiência privada, o presidente da Ucrânia, no primeiro encontro pessoal dos dois responsáveis desde o início da invasão russa.

Volodymyr Zelensky disse ter apresentado a “Fórmula de Paz” defendida por Kiev como “o único algoritmo eficaz para chegar à paz”, pedindo que a Santa Sé se “una à sua implementação”.

OC

Vaticano: Enviado do Papa a Kiev reuniu-se com Volodymyr Zelensky (atualizada)

Partilhar:
Scroll to Top