Vaticano: D. José Tolentino Mendonça enviado especial a Fórum Europeu de Irmandades e Confrarias

Celebração vai reconhecer devoção a Nossa Senhora da Soledade, presente na Basílica de Mafra

Foto: Real Irmandade do Santíssimo Sacramento de Mafra

Cidade do Vaticano, 15 jul 2023 (Ecclesia) – O Papa Francisco nomeou hoje o cardeal José Tolentino Mendonça enviado especial para presidir à missa de encerramento do IV Fórum Europeu de Irmandades e Confrarias, onde vai ter lugar a “coroação canónica de Nossa Senhora da Soledade”.

O cardeal José Tolentino Mendonça irá “presidir às vésperas solenes ao final da tarde do dia 16 de Setembro”, celebração onde será tocada música com os seis órgãos da basílica, uma ocasião que não acontece “desde as Invasões Francesas”, indica um comunicado enviado hoje à Agência ECCLESIA da Real Irmandade do Santíssimo Sacramento de Mafra.

O prefeito do Dicastério para a Cultura e Educação irá presidir, no dia 17, à missa da “coroação pontifícia”, na Basílica de Mafra.

A Real Irmandade do Santíssimo Sacramento de Mafra centra a importância do acontecimento uma vez que se trata da “terceira imagem em Portugal a ser coroada em nome e com a autoridade” de um Papa; Nossa Senhora do Sameiro, em Braga, em 1904, e Nossa Senhora de Fátima, em 1946, foram anteriormente reconhecidas.

A organização salienta que este reconhecimento traduz, “por parte da Santa Sé, a devoção à Santíssima Virgem presente na veneranda imagem da Soledade da Basílica de Mafra, com o propósito de estender a todo o orbe católico, a importância deste título mariano e o seu culto”.

“Por esta via fortalece-se a piedade cristã nas suas mais diversas expressões, tratando-se a Basílica de Mafra, parte integrante do sítio cultural designado Real Edifício de Mafra, classificado como Património Mundial pela Unesco”, lê-se no comunicado.

As cerimónias religiosas vão encerrar o programa do IV Fórum Pan-Europeu de Irmandades, que pela primeira vez se realiza em Portugal, evento a que se associa a Presidência da República, o Dicastério para a Evangelização, o Conselho das Conferências Episcopais Europeias, e conta com o apoio da Câmara Municipal Mafra, Escola das Armas e Palácio Nacional de Mafra.

LS

Partilhar:
Scroll to Top