Vaticano: Cardeal elogia «testemunho» de Greta Thunberg na defesa do ambiente

D. Peter Turkson destacou ligação, no ensinamento da Igreja Católica, entre cuidado com a natureza e atenção às pessoas

Foto: Lusa

Cidade do Vaticano, 12 dez 2019 (Ecclesia) – O Cardeal Peter Turkson, prefeito do Dicastério para o Serviço do Desenvolvimento Humano Integral (Santa Sé), elogiou hoje no Vaticano o papel da ativista sueca Greta Thunberg na defesa do ambiente.

“Mais do que um modelo, é uma testemunha deste compromisso na salvaguarda do ambiente e cuidado com a casa comum”, disse o responsável, em conferência de imprensa, durante a apresentação da mensagem do Papa para o Dia Mundial da Paz 2020, intitulada ‘A paz como caminho de esperança: diálogo, reconciliação e conversão ecológica’.

O cardeal ganês foi questionado pelos jornalistas sobre se a “personalidade do ano” para a Revista Time seria um modelo da “conversão ecológica” proposta pelo Papa.

“O seu protesto e o seu testemunho chamam a atenção para a grande necessidade de ser coerente no nosso cuidado com o ambiente e também com as pessoas que vivem na terra”, referiu um dos colaboradores mais diretos de Francisco.

Para o prefeito do Dicastério para o Serviço do Desenvolvimento Humano Integral, é necessário superar a “separação” que muitas vezes surge entre “atenção ao meio ambiente e a fé”.

“Para o povo da Bíblia, a fidelidade ao Senhor implica o cuidado com os mais fracos da sociedade e a Criação, o ambiente”, indicou, sustentando que “não se encontra alguém que adore verdadeiramente o Senhor e descure o cuidado com o ambiente, o cuidado com o outro”.

“É uma coerência no ensino da Igreja: a atenção aos pobres na sociedade coincide com a atenção ao meio ambiente, a casa comum”, precisou o cardeal ganês, para quem “tudo é interdependente”.

O responsável da Cúria Romana lembrou os ensinamentos de São João Paulo II, sobre “ecologia humana” e do Papa emérito Bento XVI sobre a “ecologia social e da paz”, levando à “ecologia integral”, apresentada em 2015 na encíclica Laudato Si’, do Papa Francisco.

Neste sentido, D. Peter Turkson declarou que Greta Thunberg é “uma grande testemunha do ensinamento da Igreja sobre o cuidado do ambiente e da pessoa”, perante um futuro que, neste momento, “não pode ser garantido” sem essa atenção.

A 17 de abril deste ano, após a audiência geral na Praça São Pedro, a ativista sueca conversou com o Papa Francisco, que agradeceu à jovem pelo seu compromisso em defesa do ambiente.

OC

 

Partilhar:
Scroll to Top