Vaticano: «A fé liberta-nos do horror» – Francisco

Papa evoca populações vítimas da guerra, pedindo orações e gestos pela paz

Foto: Lusa/EPA

Cidade do Vaticano, 16 out 2024 (Ecclesia) – O Papa afirmou hoje, no Vaticano, que a fé liberta o ser humano do “horror” da violência e da morte, falando durante a audiência pública semanal.

“A vida que nos foi dada pelo Espírito Santo é vida eterna! A fé liberta-nos do horror de ter de admitir que tudo termina aqui, que não há redenção para o sofrimento e a injustiça que reinam soberanos na terra”, referiu, perante milhares de pessoas reunidas na Praça de São Pedro.

Durante a audiência geral, Francisco evocou as populações dos países em guerra.

“Não esqueçamos a martirizada Ucrânia, Palestina, Israel, Myanmar. Irmãos e irmãos, não esqueçamos que a guerra é sempre, sempre, uma derrota. Não nos esqueçamos disso, rezemos pela paz, lutemos pela paz”, apelou.

A reflexão tinha começado por recordar que o Concílio Ecuménico de Constantinopla, em 381, definiu a divindade do Espírito Santo

“A definição conciliar não foi um ponto de chegada, mas de partida. E de facto, ultrapassadas as razões históricas que impediam uma afirmação mais explícita da divindade do Espírito Santo, esta será proclamada com serenidade no culto da Igreja e na sua teologia”, sublinhou.

O Papa recordou a divisão entre católicos e ortodoxos, sobre a proveniência do Espírito Santo, afirmando que se caminha para “uma plena aceitação mútua, como uma das principais diferenças reconciliadas”.

“Gosto de dizer isto, diferenças reconciliadas”, acrescentou, elogiando “o amor de caminhar juntos”

Ultrapassado este obstáculo, hoje podemos valorizar a prerrogativa mais importante para nós que é proclamada no artigo do Credo, ou seja, que o Espírito Santo é vivificante, isto é, dá a vida”.

No final da audiência, Francisco saudou os peregrinos presentes, incluindo os grupos de língua portuguesa.

“Peçamos ao Espírito Santo o dom da vida nova em Cristo, para nós e para aqueles que ainda não encontraram um sentido para as suas vidas. Deus vos abençoe”, disse.

OC

Partilhar:
Scroll to Top