Uganda: Religiosa católica recebe «honoris causa» pelo trabalho com mulheres vítimas de violência

Lisboa, 28 nov 2013 (Ecclesia) – A irmã Rosemary Nyirumbe, do Uganda, vai receber o ‘Honoris Causa’ em Letras, da ‘DePaul University’, de Chicago, Estados Unidos da América, pelo seu trabalho em ajudar mulheres a superar traumas de violência.

“A irmã Rosemary Nyirumbe ajuda as mulheres e as jovens a ter um novo começo por meio da educação. A sua visão e a sua ação em favor dos mais vulneráveis ecoa profundamente a herança de São Vicente de Paulo, que trabalhou em favor dos pobres e marginalizados”, revelou o padre Dennis H. Holtschneider, reitor da ‘DePaul University’, a maior universidade católica dos Estados Unidos.

A distinção vai ser entregue no dia 7 de dezembro, numa cerimónia no ‘Tangaza College’, na capital do Quénia, Nairobi, adianta a agência CISA.

A freira é responsável pelo Centro de Alfaiataria para jovens do Instituto Santa Mónica e reformulou o programa de ensino para responder “às crescentes exigências” das mulheres, das jovens e das crianças, sobreviventes de sequestros, violações e deslocamentos forçados, durante a Guerra Civil no Uganda, “provocada pelo Exército de Resistência do Senhor”, explica a Rádio Vaticano.

Esta revisão permitiu que as mulheres e as jovens passassem a receber apoio psicológico e formação escolar, para além de se formarem em costura, alfaiataria e agricultura.

“Desde 2002, as inscrições anuais no Instituto Santa Mónica passaram de 31 para 300 e a maior parte dos estudantes encontrar trabalho permanente após diplomarem-se”, destaca o portal de informação do Vaticano.

RV/CB

Partilhar:
Scroll to Top