Lisboa, 29 abr 2022 (Ecclesia) – A Rede de Arquivos de Instituições Religiosas (RAIR) realiza hoje um encontro científico sobre «Arquivos locais, arquivos globais», entre as 14h30 e as 18h00, na Universidade Católica Portuguesa (UCP), em Lisboa, em formato hibrido (presencial e online).
O encontro tem como orador principal D. José Tolentino Mendonça (Arquivo Apostólico Vaticano – Biblioteca Apostólica Vaticana) que vai falar sobre «A missão dos arquivos na Era Global», lê-se no programa enviado à Agência ECCLESIA.
«Instituições sem arquivo: desafios para o estudo do Santo Ofício de Goa» por Miguel Rodrigues Lourenço (Nova-CHAM | UCP-CEHR) e «Bible Society’s Archives: um ponto de partida para a história da circulação da Bíblia em português no século XIX» por Rita Mendonça Leite (UCP-CEHR | CH-ULisboa) são as outras conferências moderadas por Maria Inácia Rezola (ESCS-IPL | Nova-IHC).
Este é o quarto encontro da Rede de Arquivos de Instituições Religiosas (RAIR), cujos objetivos consistem na promoção do estudo, da preservação, da organização e da divulgação do património documental das instituições religiosas.
Na sequência do lançamento público (abril de 2021), dos encontros sobre “Investigação e Redes de Arquivos” (julho de 2021), “Memória e Arquivos” (outubro de 2021), e “Arquivos Locais, Arquivos Globais”.
A Rede de Arquivos de Instituições Religiosas é uma iniciativa que resulta de uma parceria do CEHR da Universidade Católica Portuguesa com um conjunto de entidades nacionais, como a Conferência Episcopal Portuguesa, o Conselho Português de Igrejas Cristãs, a União das Misericórdias Portuguesas e a Cáritas Portuguesa.
LFS